Covid-19: confira como está funcionando a testagem nas unidades de saúde em Joinville
Moradores afirmam que enfrentam filas e pegam senhas para realizar teste
Moradores afirmam que enfrentam filas e pegam senhas para realizar teste
Santa Catarina está passando por um aumento de casos de Covid-19. Em Joinville há mais de oito mil casos ativos da doença, até o último boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, 27.
Segundo a Prefeitura de Joinville, os atendimentos médicos e os testes estão disponíveis nas 58 UBSF de Joinville, além dos hospitais e nos Pronto Atendimento 24 horas da cidade. No entanto, moradores relatam que estão enfrentando filas e falta de testes ao chegar nas unidades.
O jornal O Município Joinville entrou em contato com as unidades e levantou o número de vagas disponibilizadas diariamente em cada posto de saúde. Algumas unidades não passaram a quantidade de testes ofertadas por dia. Em alguns casos, não conseguimos contato pelo telefone.
Porém, na maioria, as vagas são distribuídas pela manhã e pela tarde, dependendo do horário de atendimento da unidade. E variam entre 10 e 60 vagas por dia. Os moradores também precisam ficar atentos aos sintomas que devem estar, de preferência, no terceiro dia.
Outra questão que influência são os afastamentos de profissionais de saúde que contraíram a Covid-19. Em todas as ligações, a recomendação for chegar antes do horário de abertura da unidade para conseguir o atendimento.
Segundo a Prefeitura de Joinville, por dia, três mil testes são realizados na cidade. A quantidade de testes por unidade depende do tamanho da unidade e da equipe disponível para atendimento, a chamada capacidade instalada.
Com o aumento de casos entre profissionais de saúde e o afastamento das unidades, o atendimento ficou ainda mais restrito em determinados postos de saúde.
UBSF Itaum: Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. São cerca de 60 vagas por dia, distribuídas pela manhã. É necessário ter pelo menos três dias de sintomas.
Os atendimentos da UBSF Bucarein estão sendo realizados no local por conta da Central de Imunização Infantil.
UBSF Jativoca: Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. É necessário ter pelo menos dois dias de sintomas e as vagas de testes são limitadas.
UBSF João Costa: Não conseguimos contato até o fechamento da reportagem.
UBSF Zenaide Klem dos Santos “Canela”: Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. São cerca de 60 vagas disponibilizadas por dia, não precisa de agendamento.
UBSF Dom Gregório: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. São 25 vagas disponibilizadas de manhã e mais 25 pela tarde. Não é necessário agendamento.
UBSF Edla Jordan: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. São cerca de 50 vagas diárias disponibilizadas a população a partir das 7h.
UBSF Jarivatuba: Não conseguimos obter contato pelo telefone.
UBSF Costa e Silva: Não conseguimos obter contato pelo telefone.
UBSF Santa Bárbara: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. São disponibilizados uma quantidade limitada de testes às 8h e às 13h30.
UBSF Rio do Ferro: Por conta do afastamento de uma médica e duas enfermeiras por Covid-19, os atendimentos envolvendo a doença não estão sendo realizados nesta semana na unidade. Na próxima segunda-feira, 31, as testagens devem voltar à normalidade.
A recomendação é utilizar o UBSF Santa Bárbara.
UBSF da Ilha: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. São 20 vagas para testagem na unidade, disponibilizadas pela manhã e tarde.
UBSF CAIC Vila Paranaense: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Não é necessário fazer agendamento e as vagas são disponibilizadas pela manhã, mas a testagem começa a partir das 13h.
UBSF Vila Nova: O número disponibilizado pela Prefeitura de Joinville não está funcionando.
UBSF Jardim Paraíso IV: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. São disponibilizados uma quantidade limitada de testes às 8h e às 13h30.
UBSF Boehmerwald: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As vagas são disponibilizadas pela manhã, em uma quantidade limitada, e os testes são realizados após avaliação médica.
UBSF Profipo: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. São disponibilizados uma quantidade limitada de testes às 8h e às 13h30.
UBSF Parque Joinville: Temporariamente indisponível em função de medidas de combate ao coronavírus.
UBSF Glória: O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Os testes são feitos por agendamento pelo telefone (47) 3416-3074. No entanto, não há vagas até nesta sexta-feira, 28.
UBSF Aventureiro I: Não conseguimos obter contato pelo telefone.
UBSF Aventureiro III: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. São disponibilizados uma quantidade limitada de testes às 7h e às 13h30.
UBSF Lagoinha: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Há testes disponíveis na unidade, no entanto, não está sendo realizadas consultas médicas até nesta sexta-feira, 28.
UBSF Nova Brasília: É necessário passar por uma consulta médica antes. Os testes são realizados de segunda a sexta-feira, porém, apenas antes das 7h. É necessário retirar uma senha e aguardar na fila.
UBSF Parque Guarani: Realiza os testes de segunda a sexta-feira, a partir das 7h, entretanto, a unidade tem limites de vagas, conforme a capacidade médica. De acordo com uma funcionária, há bastante procura nos últimos dias.
UBSF Adhemar Garcia: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. São disponibilizados uma quantidade limitada de testes pela manhã. Segundo a unidade, o número de vagas depende do dia e da quantidade de médicos atendendo no local.
Em contato nesta sexta-feira, 28, por volta das 11h30, já não haviam vagas para testes.
UBSF Floresta: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. São disponibilizados uma quantidade limitada de testes pela manhã.
Em contato nesta sexta-feira, 28, por volta das 11h, já não haviam vagas para testes.
UBSF Morro do Meio: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. São disponibilizados uma quantidade limitada de testes pela manhã, atualmente são 26 vagas, pois uma enfermeira da unidade positivou para Covid-19.
UBSF Moinho dos Ventos: Não conseguimos obter contato pelo telefone.
UBSF Cubatão: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As vagas estão sendo agendadas a partir das 7h30 presencialmente e de forma limitada.
UBSF Comasa: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. São disponibilizados uma quantidade limitada de testes às 7h e às 13h.
UBSF Bakhita: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. São disponibilizados uma quantidade limitada de testes às 7h e às 13h.
UBSF Aventureiro II: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. São 13 senhas distribuídas às 12h.
UBSF São Marcos: Não conseguimos obter contato pelo telefone.
UBSF Bom Retiro: Está em obras desde 2020, os atendimentos são realizados pela UBSF Saguaçu.
UBSF Saguaçu: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. São 40 senhas distribuídas às 7h.
UBSF Adalberto Larsen: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. As vagas para testes são distribuídas às 8h e de forma limitada.
UBSF Vila Nova I: Não conseguimos obter contato pelo telefone.
UBSF Vila Nova Rural: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por demanda.
UBSF Willy Schossland: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. São 10 senhas distribuídas às 8h.
UBSF Ulysses Guimarães: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Segundo a recepção da unidade, todos os nomes são recolhidos às 7h e atendidos durante o dia.
UBSF Paranaguamirim: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. As senhas são distribuídas as 7h e às 13h, é necessário levar comprovante de residência e documento com foto.
UBSF Parque Douat: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, por meio de demanda.
UBSF Osmar Dalonso “Pirabeiraba”: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Os testes são realizados de acordo com a demanda e a equipe a partir das 7h.
UBSF Rio Bonito: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No entanto, os testes para a Covid-19 estão sendo realizados apenas no período matutino, por conta do afastamento de parte da equipe por Covid-19.
UBSF Morro do Amaral: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É disponilizada uma quantidade limitada de testes.
UBSF Leonardo Schilickmann: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. É disponilizada uma quantidade limitada de testes.
UBSF Jardim Paraíso V e VI: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É disponilizada uma quantidade limitada de testes.
UBSF Jardim Paraíso I e II: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É disponilizada uma quantidade limitada de testes.
UBSF Km4: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É disponilizada uma quantidade limitada de testes.
UBSF Jardim Paraíso III: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É disponilizada uma quantidade limitada de testes.
UBSF Itinga: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É disponilizada uma quantidade limitada de testes.
UBSF Estevão de Matos: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. É disponilizada uma quantidade limitada de testes.
UBSF Jardim Edilene: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. É disponilizada uma quantidade limitada de testes.
UBSF Fátima: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. É disponilizada uma quantidade limitada de testes.
UBSF Estrada Anaburgo: Atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. É disponilizada uma quantidade limitada de testes.
O telefone e outras informações sobre a unidade podem ser encontrados no site da prefeitura.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: