Covid-19: conselho carcerário recomenda que Joinville instale unidade de saúde na penitenciária
Há 14 presos do regime semiaberto que testaram positivo para a doença na cidade
Há 14 presos do regime semiaberto que testaram positivo para a doença na cidade
O Conselho Carcerário de Joinville enviou um documento recomendando que a prefeitura e a Secretaria de Saúde instalem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na Penitenciária Industrial da cidade.
O texto é direcionado ao prefeito Adriano Silva (Novo) e para o secretário Jean Rodrigues da Silva, sugerindo que o município adote medidas de ampliação do atendimento de saúde no local, em destaque para o enfrentamento à Covid-19.
Para o conselho, o objetivo da UBS é minimizar o risco de contaminação no ambiente prisional e aumentar as condições de tratamento dos presos.
Além disso, a entidade recomenda a ampliação massiva da testagem dos encerados, trabalhadores das duas unidades prisionais e que a prefeitura mantenha a oferta de kits de diagnóstico em número adequado às necessidades da população carcerária.
O documento ainda cita que o município deve apresentar um plano de vacinação para o sistema prisional do município.
As medidas, conforme o conselho carcerário, é motivado, principalmente, após 14 pessoas presas do regime semiaberto da penitenciária testarem positivos para o coronavírus.
Além deles, cerca de 60 outros presos teriam contato com os positivados, entre eles, servidores, vigilantes, agentes, juiz e advogados.
A Prefeitura de Joinville, por meio da assessoria de comunicação, afirmou que, até o momento, não recebeu o documento; e que o município já tem uma UBS tem no presídio.
Ainda de acordo com a prefeitura, a penitenciária, com a gestão terceirizada, possui um ambulatório para realizar os atendimentos.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: