Covid-19: Em 20 dias, taxa de ocupação de UTI aumenta 81% em Joinville
Número de internações se acelerou a partir do dia 22 de junho
Número de internações se acelerou a partir do dia 22 de junho
Joinville chegou nesta quarta-feira, 8, a 100% de ocupação nos leitos públicos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, restando apenas vagas em hospitais particulares. Somando a rede pública e privada a cidade atingiu 80% de ocupação na segunda-feira, 6, com leve queda para 74% no dia seguinte por causa do aumento da capacidade em mais sete leitos.
Essa ocupação se acelerou nos últimos 20 dias. O primeiro boletim da Prefeitura de Joinville com taxa acima de 50% foi no dia 22 de junho. O número de leitos ocupados, na ocasião, pulou de 37 para 58. A faixa se manteve em volta de 65% mesmo com o aumento da capacidade de 90 leitos em 30 de junho para 93 no dia 1º de julho e 94 no dia 3.
O crescimento foi ainda maior nesta semana. Na segunda-feira o número de leitos ocupados chegou a 67, ao mesmo tempo em que o Hospital Regional teve que diminuir a capacidade por falta de profissionais. Assim, o número de leitos caiu de 94 para 84. Foi a maior taxa registrada. O boletim desta quarta-feira, 8, mostra apenas 20 vaga disponíveis, quase todas na rede privada.
O município pode alugar ou contratar vagas em leitos privados para resolver o problema de ocupação ou ainda firmar parceria com municípios da região que estejam com taxa de ocupação menor. Há também o trabalho para habilitar os novos leitos que a Associação Empresarial de Joinville (Acij) está concluindo no Hospital São José.