Covid-19: Estado muda indicadores, mas Joinville se mantém em nível gravíssimo
Das 16 regiões da matriz de risco de Santa Catarina, apenas uma está em nível grave, Xanxerê
Das 16 regiões da matriz de risco de Santa Catarina, apenas uma está em nível grave, Xanxerê
Joinville e toda a região Nordeste de Santa Catarina foi classificada mais uma vez como de risco gravíssimo na matriz de risco da Covid-19. É a quarta semana consecutiva nesta classificação. O mapa foi publicado na manhã desta sexta-feira, 18, pelo governo do estado.
A atualização saiu com dois dias de atraso porque houve mudança nos indicadores. Segundo a epidemiologista Maria Cristina Willemann, mudou o ajuste do número de ativos por nowcasting, agora chamado de infectantes, bem como houve modificação da dimensão monitoramento pelo novo perfil epidemiológico, já que muitos casos estão sendo frutos de aglomerações em grupos intrafamiliares.
“Isto vai provavelmente reduzir possíveis erros provindos de instabilidade no sistema de informação ou diminuição da capacidade de digitação pelos municípios. Também fizemos alteração de parâmetros de ocupação dos leitos de UTI, reduzindo para 80% o nível mais crítico”, disse.
Das 16 regiões do estado, somente a região de Xanxerê foi classificada em nível grave (laranja). A Foz do Rio Itajaí e o Extremo-Oeste foram reclassificados para o nível gravíssimo (vermelho).
Desde o dia 9, data de divulgação da última matriz, Santa Catarina registrou 36.531 novos casos e 415 mortes causadas pela Covid-19.
Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal