Covid-19: gráfica de Joinville diz receber pedidos para imprimir cartão de vacinação falso
Funcionária afirma que solicitações ocorrem com frequência
Funcionária afirma que solicitações ocorrem com frequência
Uma gráfica de Joinville afirma que está recebendo pedidos para impressão de cartão de vacinação contra Covid-19 falso. A reportagem do jornal O Município Joinville conversou com uma colaboradora, que prefere não se identificar. Ela diz que a frequência de pedidos para impressão do documento falso é de duas vezes por semana, aproximadamente.
Apesar de a gráfica não realizar a impressão, a funcionária afirma ter consciência de que a pessoa irá procurar outros lugares para falsificação. “Ficamos de mãos atadas. Não fazemos, negamos, mas sabemos que a pessoa vai procurar outro lugar para fazer”, diz.
Em prints (fotos da tela do celular) capturados pela funcionária, um dos solicitantes envia uma mensagem pelo WhatsApp e questiona se a gráfica faz impressão em papel cartão, semelhante ao material do cartão de vacinação entregue após a imunização contra a Covid-19.
Sem saber do que se trata até o momento, a gráfica confirma que realiza a impressão e passa o valor. No dia seguinte, a pessoa retorna a mensagem para o WhatsApp da gráfica com o documento. No título do arquivo está escrito “cartao vaci”, e o documento falso é semelhante ao original entregue após a vacinação contra a doença.
Em outra conversa, o solicitante envia o arquivo que deseja imprimir como uma imagem de WhatsApp. Além disso, especifica o tamanho e quantidade. “Quero dois desse acima. Tamanho dez de comprimento por 6,8 de largura”, escreveu. Ainda, diz que a impressão deve ser feita em “papel de certificado”.
A funcionária afirma que, no ano passado, não receberam nenhuma solicitação para impressão de cartão de vacina falso. Entretanto, neste ano a demanda começou com uma vez por semana e se intensificou recentemente. Além disso, ela comenta que nem todos os solicitantes enviam o arquivo pelo WhatsApp. O motivo disto seria, segundo a funcionária, para evitar com que se comprometam futuramente. Alguns deles chegam pessoalmente na gráfica para a impressão, que é negada aos solicitantes.
“Estamos percebendo que as pessoas têm vergonha, de certa forma, pois vêm no WhatsApp e perguntam se fazemos impressão colorida em papel cartão, mas não dizem o que vão imprimir. Quando chegam na gráfica, mandam o arquivo e percebemos que é um cartão de vacinação. Não estamos fazendo, querendo ou não é uma falsificação”, relata.
Procurada pela reportagem de O Município Joinville, a Polícia Civil informou que não há registros de boletins de ocorrência em que denunciam impressão de cartão ou comprovante de vacinação contra Covid-19 falso no município.
A Prefeitura de Joinville se manifestou sobre o assunto e informou que não tem conhecimento de tentativas de falsificação do cartão de vacina. Além disso, ressaltou que nem a prefeitura e nem a Secretaria de Saúde foram procuradas por gráficas do município para tratar do assunto.
A administração também fez recomendações e reforçou que o comprovante de vacinação contra a Covid-19 pode ser consultado por meio do certificado no aplicativo ConecteSUS, programa do Ministério da Saúde.
“A Prefeitura de Joinville não tem conhecimento desta questão, mas reforça que a autenticidade do comprovante de vacinação é facilmente consultada junto ao Ministério da Saúde, por meio do certificado fornecido pelo aplicativo ConecteSUS.”
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: