Covid-19: idoso é internado após Justiça ter negado pedido de vaga na UTI em Joinville

Homem de 61 anos está com coronavírus e resolveu entrar na Justiça por conta da falta de vagas na terapia intensiva da cidade

Covid-19: idoso é internado após Justiça ter negado pedido de vaga na UTI em Joinville

Homem de 61 anos está com coronavírus e resolveu entrar na Justiça por conta da falta de vagas na terapia intensiva da cidade

Redação O Município Joinville

O idoso de 61 anos que entrou com um mandado na Justiça para conseguir uma vaga na Unidade Terapia Intensiva (UTI) de Joinville, e teve o pedido negado, foi internado durante a noite desta quinta-feira, 4. Ele foi diagnosticado com a Covid-19 e, segundo a advogada do caso, Aline de Amorim, o estado de saúde dele é considerado grave.

Durante a tarde desta quinta, a advogada do idoso entrou novamente Justiça contra a Secretaria da Fazenda, desta vez, com uma intimação, a fim de conseguir uma vaga na terapia intensiva para o idoso.

Aline explica que insistiu no pedido porque, caso o paciente viesse a óbito por falta de leito, a responsabilidade seria do Estado, portanto, era o órgão quem deveria garantir a vaga na UTI.

Após entrar com a intimação, a família do idoso foi chamada no Hospital Regional e informada de que havia vagado um leito de UTI para pacientes com Covid-19, momento em que o homem foi internado para tratamento.

A advogada não sabe afirmar ao certo se o paciente conseguiu a internação somente por conta do leito vago ou por conta da pressão na Justiça, mas acredita que a intimação tenha contribuído com o caso.

“A Secretaria da Fazenda sabe do compromisso do Estado de arcar com leitos, o que for necessário para o tratamento de qualquer doença”, comenta, “até o médico sabia que ele havia entrado no tribunal para conseguir a vaga”, finaliza Aline.

Pedido negado

De acordo com o desembargador Júlio César Machado Ferreira de Melo, que jugou o caso, o pedido havia sido negado para evitar dar preferencia ao caso, tendo em vista que há outros pacientes aguardando vagas.

O magistrado acredita que a interferência do Poder Judiciário neste momento em que Santa Catarina vive a falta de leitos, poderia prejudicar outras pessoas que estejam em situação semelhante ao do morador ou, ainda, em estado mais agravado.

Sem leitos

Prefeitura de Joinville afirma que está dando assistência aos pacientes que aguardam internação em leitos de UTI. No momento, eles estão sendo atendidos pelas unidades de terapia semi-intensivas, com suporte médico e de tecnologia, inclusive de oxigênio.

A taxa de ocupação nos leitos de UTI adulto, exclusivos para a doença, somadas as redes pública e privada, é de 82%. Porém, na rede pública, Joinville registra 100% de ocupação.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo