Covid-19: Instituto Butantan anuncia vacina 100% brasileira
Entidade solicita a Anvisa autorização para iniciar a testagem
Entidade solicita a Anvisa autorização para iniciar a testagem
Uma nova fórmula da vacina contra o coronavírus foi desenvolvida pelo Instituto Butantan, chamada de ButanVac. A entidade, que é ligada ao Governo de São Paulo, pedirá à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a testagem.
Ao lado do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) anunciou em coletiva nesta manhã de sexta-feira, 26, no Instituto Butantan, a primeira vacina 100% nacional.
Diferentemente da Coronavac e da vacina de Oxford, em que a produção de doses é limitada no Brasil, na ButanVac o Instituto Butantan é o principal desenvolvedor dentro de um consórcio e poderá produzir a maior parte dos imunizantes.
Segundo o Governo de São Paulo, a expectativa é de que a Anvisa autorize o início dos testes em abril e, já em julho, a vacina esteja pronta para ser aplicada em todo o país.
O pedido de autorização para testes contempla as fases 1 e 2 dos estudos, parte em que é analisada a segurança e a capacidade de promover resposta imune. A fase na qual as vacinas podem pedir o uso emergencial ou o registro definitivo é a terceira fase.
A vacina já foi cadastrada no sistema da OMS, com as empresas Dynavax e PATH como parceiras.
No Brasil, o Butantan é protagonista na vacinação contra a Covid-19 com a Coronavac, vacina desenvolvida pela farmacêutica Sinovac.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: