Covid-19: Jaraguá do Sul anuncia três mil testes e implanta monitoramento
Décima morte por coronavírus foi confirmada na manhã desta quarta-feira, 22
Décima morte por coronavírus foi confirmada na manhã desta quarta-feira, 22
Durante uma transmissão ao vivo na noite de terça-feira, 21, a Prefeitura de Jaraguá do Sul anunciou a realização de três mil testes e que implantará um semáforo de monitoramento da Covid-19 no município.
As testagens devem iniciar nos próximos dias, de acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura, e o objetivo é testar pessoas assintomáticas que serão escolhidas em todos os bairros do município para ter um panorama mais preciso dos casos na cidade.
O secretário de Saúde, Alceu Moretti, explica que as pessoas serão escolhidas segundo critérios técnicos da equipe responsável pela testagem, avaliando faixa etária, sexo, comorbidade, local de residência, entre outros fatores.
“Queremos ter mais informações e assim teremos mais assertividade nas ações ”, afirma Moretti.
Serão 1.500 testes na primeira etapa da ação e, depois, em um intervalo de 10 a 20 dias, a segunda etapa, com mais 1.500 testes.
O Semáforo Covid-19 é um painel, com quatro níveis de cores: verde, amarelo (alerta), laranja (risco médio) e vermelho (risco alto). Esse monitoramento é diário e feito com base em dois critérios: propagação da doença e capacidade de atendimento do serviço de saúde.
Dentro desses critérios são avaliados nove indicadores, que incluem, por exemplo, número de novos casos de Covid-19, óbitos, e ocupação de leitos de UTI. Com isso, o município fará um retrato da situação para que a população veja de forma clara em que nível a cidade se encontra, e, para cada um dos níveis, são apontadas quais as medidas de controle que precisam ser adotadas.
“As decisões serão tomadas de acordo com cada um dos níveis. Muda a bandeira, mudam as ações. É o que vínhamos fazendo, mas dessa forma acreditamos que fica mais fácil para todos entenderem e, consequentemente, haverá maior engajamento, o que é essencial”, diz a presidente do Comitê da Covid-19, Emanuela Wolff.
Para o prefeito Antídio Lunelli, tanto o semáforo quanto a ampliação da testagem são medidas eficientes no controle da pandemia. Ele diz ainda que somadas às últimas decisões anunciadas, essas ferramentas devem auxiliar para que o Município faça um controle mais eficiente e que assim consiga fazer a curva de contágio começar a cair nas próximas semanas.
“Nos últimos dias apertamos as regras, fortalecemos a fiscalização e restringimos a circulação e hoje lançamos mais duas importantes medidas. Somos uma cidade inteligente, de pessoas comprometidas. Podemos vencer esta guerra mais rápido se cada um fizer a sua parte”, diz o prefeito Antídio Lunelli.
Na manhã desta quarta-feira, 22, Jaraguá do Sul registrou a décima morte por coronavírus. Agora, a cidade tem 824 casos confirmados da doença, 429 desses já foram recuperados. Além disso, conforme os dados da prefeitura, a UTI adulta está com ocupação de 93%, a enfermaria com 43% de ocupação e a UTI infantil, 20%.