Covid-19: Jaraguá do Sul solicita ao Estado ampliação do número de leitos de UTI
Solicitação foi encaminhada ao governador na manhã desta sexta-feira, 17
Solicitação foi encaminhada ao governador na manhã desta sexta-feira, 17
O Comitê Extraordinário Covid-19 de Jaraguá do Sul encaminhou, na manhã desta sexta-feira, uma solicitação ao governador Carlos Moisés de credenciamento de novos leitos de UTI adulto para tratamento da Covid-19 pelo SUS.
O documento ainda solicita que o Estado nomeie um interlocutor para viabilizar acesso a esta e outras demandas como equipamentos, insumos (medicamentos) e profissionais de saúde. Outra preocupação do município é fazer com que os investimentos realizados durante a pandemia deixem um legado, ou seja, perdurem após a crise.
“Como temos visto pelo Brasil, alguns estados estão investindo bilhões em hospitais de campanha, um recurso que não está surtindo efeito, com diversas suspeitas de corrupção e que depois vai para o ralo. Acreditamos que é muito mais eficiente estruturarmos ainda mais nossos hospitais. Isso sim é um investimento inteligente e que vai ficar para benefício da comunidade”, diz a presidente do Comitê Emanuela Wolff.
A ampliação de leitos de UTI atenderá, além dos pacientes de Jaraguá do Sul e da Amvali, de outras regiões como já vem acontecendo, lembra Emanuela. Nesta sexta-feira, por exemplo, quatro pacientes de Jaraguá do Sul estão internados na UTI e outros seis de outras cidades.
O prefeito Antídio Lunelli determinou na semana passada um aumento de 40% da capacidade de leitos de UTI destinados a tratar pacientes com coronavírus. Com isso, dos 10 leitos credenciados inicialmente para pacientes adultos, o número foi para 14%.
Depois da medida, a lotação passou de 100% para 86%. O município ainda tem outros 10 leitos disponíveis na UTI infantil – com ocupação que tem sido em média de 10% – e pode adaptar leitos utilizados por pacientes com outras enfermidades e que estão livres.
Porém, o Comitê Extraordinário ressalta no documento enviado ao governo do Estado a necessidade de outras medidas além do remanejamento de leitos já iniciado pelo município. O custeio e instalação dessas estruturas poderá ser partilhado entre Estado, Prefeitura de Jaraguá do Sul e outros municípios da região da Amvali, a depender da decisão a ser tomada.
Apesar do aumento do número de casos nas últimas semanas, de acordo com prefeiturado município, Jaraguá do Sul tem uma das mais taxas de letalidade e contágio de Santa Catarina que, por sua vez, é o Estado considerado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) com a melhor gestão do combate à Covid-19 do Brasil.
A taxa de letalidade pelo novo coronavírus é de 1,18% em Santa Catarina, menos de um terço da taxa nacional, que é de 3,86%. Em Jaraguá do Sul, por sua vez, esta taxa é de 0,92%.