X
X

Buscar

Covid-19: Joinville aguarda a chegada de 60 mil testes

Testagens rápidas são feitas apenas em casos com sintomas mais característicos da doença

A Secretaria da Saúde de Joinville está em processo de compra de mais 60 mil testes rápidos para repor os testes que estão escassos no município. No momento, as testagens rápidas são realizadas apenas para casos com sintomas mais característicos que sejam relacionados à Covid-19 ou graves que estão internados.

A previsão é que 15 mil unidades desses novos testes cheguem em Joinville dentro de 20 dias. Devido à limitação de testes rápidos, as pessoas assintomáticas e com sintomas leves não são testados. São avaliados e orientados ao isolamento para prevenção.

“Neste momento em que há muita procura pelos testes e não temos como atender a todos, a orientação é que se a pessoa tiver algum sintoma e for atendido numa das unidades ela será orientada a ficar isolada”, orientou o secretário da Saúde, Jean Rodrigues da Silva.

Sintomas gripais

Segundo a Secretaria da Saúde, as pessoas com sintomas gripais ou leves de Covid-19 que são orientadas a ficar isoladas, recebem atestados para ficar 14 dias em casa. Elas devem acompanhar a evolução dos sintomas. Se piorar, a pessoa deve procurar um Pronto Atendimento.

No momento, a procura sem ter sintomas graves numa Unidade de Pronto Antedimento está resultando filas e aumento da espera do atendimento clínico. Para evitar esta exposição, a Secretaria da Saúde reforça a orientação de apenas procurar uma UPA somente em casos graves dos sintomas – dificuldade de respirar, persistência da febre – e casos leves serem direcionados às Unidades Básicas de Saúde mais próxima.


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você já nos segue no Instagram? Clique aqui para acompanhe as notícias também por lá e participar de sorteios.