Covid-19: Joinville confirma mais sete mortes e 703 novos casos

Vítimas confirmadas nesta sexta-feira tinham idades entre 42 e 97 anos

Covid-19: Joinville confirma mais sete mortes e 703 novos casos

Vítimas confirmadas nesta sexta-feira tinham idades entre 42 e 97 anos

Fernanda Silva

Em boletim divulgado nesta sexta-feira, 12, a Prefeitura de Joinville confirmou 703 novos casos pela Covid-19 e mais sete mortes em causadas pelo vírus. As vítimas são seis mulheres, de 42, 60, 64, 74, 77 e 97 anos e um homem de 60 anos.

Atualmente, a cidade soma 65.562 casos confirmados desde o início da pandemia, onde 60.377 pacientes já se recuperaram, 786 perderam a vida e 4.339 continuam em recuperação. Destes, 4.146 fazem o tratamento domiciliar, enquanto 120 estão internados em UTI e 133 em unidades de terapia semi-intensiva e enfermaria.

Joinville já realizou 221.470 testes. O total de 151.176 exames vieram negativos e outras 5.002 ainda aguardam o resultado.

Taxa de ocupação

Os leitos de UTI, destinados aos pacientes com os casos mais graves da Covid-19, estão com ocupação de 98%, segundo dados da Prefeitura Municipal. Ao todo, são 88 vagas no Sistema Único de Saúde (SUS), mas apenas duas estão disponíveis.

No caso da rede privada, são 61 leitos e 56 deles estão ocupados. A taxa de ocupação nas unidades particulares de saúde está em 92%, com apenas cinco vagas livres para novos pacientes.

No total, Joinville chegou a 95% de ocupação das UTIs em todas as redes de saúde da cidade, ou seja, somando os hospitais públicos e particulares.

Os leitos de enfermaria, que também contam com vagas de terapia semi-intensiva, estão com ocupação de 82% do total de vagas na cidade.

Só na rede pública, que dispõe de 147 vagas, 25 estão disponíveis e 122 (83%) ocupadas. Na rede particular, há 81 um leitos, sendo que 15 estão livres e outros 66 (83%) já estão sendo utilizados por pacientes.

Mudança de atendimento

Por conta do aumento na procura por atendimento, a partir dessa sexta-feira, 12, a Unidade de Pronto-atendimento (UPA) Sul passa a funcionar como um hospital de campanha da Covid-19, recebendo apenas pacientes com sintomas respiratórios encaminhados de outras unidades.

De acordo com a Prefeitura de Joinville, houve um aumento na quantidade e na complexidade dos atendimentos. Por este motivo, a Secretaria da Saúde decidiu fazer diversas alterações na rede.

As Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) do Costa e Silva e Aventureiro III, por exemplo, estão funcionando como retaguarda para as regiões Norte e Leste, com horário de funcionamento das 7 às 22 horas.

Já a UPA Sul contará com duas unidades apoio, sendo as UBSFs do bairro João Costa, que atenderá 24 horas por dia os pacientes que não apresentam sintomas respiratórios, e a do Boehmerwald, que funcionará das 7 às 22 horas, exclusivamente para pacientes com sintomas respiratórios.

As UBSFs do Costa e Silva e João Costa terão expediente no sábado e no domingo.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo