Covid-19: Joinville deve receber 8,5% das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde ao estado
Cidade terá maior parcela dos repasses dos imunizantes
Cidade terá maior parcela dos repasses dos imunizantes
Joinville deve receber 8,5% das vacinas contra Covid-19 que o Ministério da Saúde vai repassar para Santa Catarina. A informação foi confirmada pelo governo do estado aos 19 vereadores de Joinville durante visita a Florianópolis nesta quarta-feira, 7. Com isso, o município contará com a maior parcela dos repasses.
Na capital, os vereadores estiveram na Secretaria de Estado da Saúde (SES-SC) e na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para defender pautas na área da saúde.
Uma “carta” com as demandas foi entregue pelos 19 vereadores de Joinville para o secretário do Estado da Saúde, André Motta Ribeiro e para o presidente da Alesc, deputado estadual Mauro de Nadal (MDB).
Conforme a Secretaria de Saúde, pelo novo critério do Ministério da Saúde, de vacinar por faixa etária, Joinville passa a receber 8,5% das vacinas que forem repassadas a Santa Catarina, e Florianópolis 7%, conforme a proporção populacional dos municípios.
Também segundo o que foi informado aos vereadores, desde o dia 24 de junho, Joinville recebe mais vacinas que Florianópolis. Segundo a SES-SC, a intenção do Governo de Santa Catarina é equalizar a distribuição entre os municípios para que todos os catarinenses com mais de 40 anos de idade estejam vacinados nos próximos dias.
A preocupação levantada por vereadores durante debates nas sessões na Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) é que a capital estaria sendo favorecida nesses repasses. A distribuição de vacinas contra o coronavírus em Santa Catarina segue os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
O secretário do Estado da Saúde informou aos vereadores que vai se aprofundar sobre as demandas de Joinville e disse estar disposto a discutir os temas em Joinville. O presidente da Alesc assegurou que vai verificar as situações.
Ele sugeriu que os deputados estaduais de Joinville defendam essas bandeiras na Alesc e junto ao governo estadual. Os deputados estaduais Fernando Krelling (MDB) e Kennedy Nunes (PTB) participaram do encontro com os vereadores de Joinville na Alesc.
O presidente da CVJ, Maurício Peixer (PL), disse que saiu feliz com os encontros na capital. Na opinião de Peixer, os temas devem evoluir.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: