Covid-19: Joinville e região recebem doses adicionais para completarem vacinação de adultos
Vacinas serão utilizadas como primeira dose
Vacinas serão utilizadas como primeira dose
Durante este sábado, 4, o governo de Santa Catarina irá distribuir mais de 151 mil doses da vacina contra a Covid-19 para 129 municípios catarinenses. As cidades solicitaram imunizantes adicionais para completar a aplicação da primeira dose na população adulta com 18 anos ou mais.
Para Joinville e região, serão 23.130 vacinas, sendo que mais de 20 mil, são só para os moradores joinvilenses. Também receberam doses adicionais as cidades de Araquari, Barra do Sul, Garuva, Barra Velha e Itapoá. Enquanto São Francisco do Sul e São João do Itaperiú não precisarão de mais doses.
Neste momento, segundo o vacinômetro estadual, Santa Catarina está com uma cobertura de 86,57% da vacinação com a primeira dose na população adulta. Ao pactuar com os municípios catarinenses o Calendário de Vacinação contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde estabeleceu a meta de vacinar, no mínimo, 75% da população-alvo.
Para a vacinação dos adolescentes com idade entre 12 e 17 e a aplicação da dose de reforço nos idosos acima de 70 anos e pessoas com alto grau de imunossupressão, Santa Catarina aguarda o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde (MS). A previsão, segundo o MS, é que as doses comecem a ser enviadas ao estado a partir do dia 15 de setembro.
Os adolescentes só podem ser vacinados contra a Covid-19 com doses da vacina Pfizer, única aprovada pela Anvisa, até o momento, para menores de 18 anos. Já a aplicação em idosos e pessoas com alto grau de imunossupressão deve ser realizada, preferencialmente, com doses da Pfizer. No entanto, conforme orientação do MS, podem ser utilizadas, de maneira alternativa, as vacinas de vetor viral, Janssen ou AstraZeneca.
Leia também: Regras para vacinação de adolescentes e doses de reforço são definidas em SC
Paralelamente a essas ações, o estado segue a distribuição de doses aos municípios catarinenses para a aplicação da segunda dose dentro do intervalo recomendado para cada fabricante, sendo: Coronavac em 28 dias, Pfizer em 12 semanas e AstraZeneca de 10 a 12 semanas.
Tomar as duas doses da vacina, concluindo o esquema vacinal, é fundamental para que as pessoas fiquem protegidas, lembra a Secretaria de Estado da Saúde. Somente com a vacinação concluída é possível reduzir os casos graves, além de hospitalizações e óbitos pela Covid-19.