+

Covid-19: Joinville registra primeiro caso de transmissão comunitária da variante brasileira do vírus

De acordo com a Dive, paciente com exame positivo não realizou nenhuma viagem recente para fora da cidade

Covid-19: Joinville registra primeiro caso de transmissão comunitária da variante brasileira do vírus

De acordo com a Dive, paciente com exame positivo não realizou nenhuma viagem recente para fora da cidade

Redação O Município Joinville

Joinville registrou o primeiro caso de transmissão comunitária da variante brasileira do coronavírus. A informação foi confirmada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) nesta quinta-feira, 4. Outro caso também foi registrado em Camboriú.

As investigações conduzidas pelas equipes de vigilância em saúde das Secretarias Municipais de Joinville e de Camboriú apontam que os dois casos – todos do sexo masculino com idades de 39 e 68 anos – não tinham registro de viagens para outras áreas do país com transmissão comunitária reconhecida da variante P.1 nos últimos 30 dias, o que caracteriza a transmissão comunitária dentro do estado.
As amostras foram encaminhadas para o Lacen/SC, que as enviou para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro para realizar o sequenciamento genômico. O instituto poderá confirmar a identificação de mais três casos autóctones, ou seja, de transmissão comunitárias da variante P.1 do vírus SARS-CoV-2 no estado de Santa Catarina.

Casos anteriores

Nos dias 11 e 16 de fevereiro, Joinville já havia identificado pacientes contaminados pela nova variante da Covid. Porém, ambos haviam viajado para Manaus, o que os diferencia do novo caso divulgado pela Dive.

O primeiro infectado pela variante P.1, em Joinville, foi homem de 55 anos. Ele havia voltado de uma viagem à capital do Amazonas em 16 de janeiro, dia que começou a apresentar falta de ar e buscou atendimento na UPA Leste. Ele foi internado e após oito dias recebeu alta.

O segundo caso foi de um homem de 71 anos, identificado após viagem a Manaus. Ele foi internado no Hospital Bethesda em 23 de janeiro e teve alta em 1 de fevereiro.

Estes dois pacientes não tem relação direta entre si.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo