X
X

Buscar

Covid-19: Joinville registra queda no número de contaminação diária

Além disso, de agosto para setembro, também houve diminuição no número de mortes

Em setembro, Joinville apresentou diminuição na média de novos casos diários de Covid-19 em comparação ao mês anterior. É o que aponta os dados do boletim epidemiológico da prefeitura do município.

No mês de agosto, 6.740 pessoas foram infectadas com a doença, resultando em uma média de 218 novos casos por dia. Já em setembro, com 5.414 pessoas infectadas, a média diária ficou em 180.

A maior alta registrada no mês foi após o feriado, entre os dias 7 e 14 de setembro, período em que 2.097 pessoas foram infectadas. Número representa 38,7% do total de casos dos últimos 30 dias.

Os dados também mostram que o percentual de mortes em decorrência da doença diminuiu. Em agosto, a média era de 4,2 mortes por dia, já em setembro, caiu para 2,6.

De acordo com secretário da Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva, a diminuição na curva de contaminação acontece porque a transmissibilidade do coronavírus está menor, e esta queda é reflexo dos decretos municipais e da prevalência da doença, onde mais de 120 mil pessoas já foram infectadas, explica.

“Em outros municípios, diminuíram o número de testagens e, consequentemente, diminuiu o número de casos. No nosso caso, não. Nós ampliamos as testagens e, mesmo assim, os casos diminuíram. Realmente estamos em um movimento de queda”, afirma o secretário.

Outro fator que tem ajudado na estabilização de novos casos, segundo Silva, apesar de as pessoas ainda estarem suscetíveis à doença, é a utilização de máscaras.

“Apesar de gerar desconforto, tem sido uma barreira mecânica importante. A queda do inverno e os decretos também ajudaram a segurar a transmissão”, diz.

Pior índice de isolamento social

Segundo levantamento realizado pela empresa In Loco, no dia 25 de setembro, Santa Catarina registrou o pior índice de isolamento social desde o dia 13 de março, quando o estado tinha apenas dois casos confirmados de Covid-19.

Com base nos dados que monitoram a movimentação da população pelos smartphones, apenas 31,3% dos catarinense ficaram em isolamento.

Silva explica que uma maior circulação pode representar a possibilidade de maior transmissão, no entanto, não é o caso de Joinville.

Ele argumenta que a projeção de novos casos tem sido analisada toda semana e, caso seja necessário, medidas restritivas podem ser aplicadas.

“A gente não está em alerta máximo, mas ainda estamos em alerta. Tranquilidade não é uma palavra que pode ser utilizada neste momento. Seguimos monitorando”, diz.

Ampliação de testagens

Na segunda-feira, 5, a Prefeitura de Joinville ampliou a testagem em massa de Covid-19 para pessoas assintomáticas que desejam saber se já foram infectadas pelo novo coronavírus.

Além das 200 vagas disponibilizadas diariamente no Centro de Triagem instalado na Associação Atlética Tupy (AAT), serão oferecidas outras 450, totalizando 650 testes rápidos por dia.

Jean Rodrigues da Silva explica que a ampliação dos testes é uma das estratégias da Secretaria da Saúde para diminuir ainda mais as projeções. Mesmo com as flexibilizações nos decretos municipais, o secretário destaca que a procura pelos testes tem sido grande, superior à capacidade.

‘Mas isso é bom, mostra que a população tá procurando. Mesmo com as liberações, as pessoas têm sido mais conscientes na questão do retorno. A patrulha do coronavírus e domiciliar tem mostrado um bom reflexo educativo. Mas enquanto não tiver vacina, continuamos com a estratégia de monitorar, testar e isolar”, afirma.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar