X
X

Buscar

Covid-19: Joinville supera a marca de 1 milhão de doses de vacina aplicadas

Valor soma primeiras e segundas doses, além das doses de reforço

Neste sábado, 5, Joinville superou a marca de 1 milhão de doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas. Ao todo, foram administradas 460,6 mil primeiras doses, 433,7 mil segundas doses e 106 mil doses de reforço, segundo informações da Secretária de Saúde.

“Esta é uma marca que merece ser comemorada, porque a vacina é nossa principal e mais eficiente estratégia para o combate ao coronavírus”, destaca Jean Rodrigues da Silva, secretário da Saúde de Joinville.

Para falar sobre a eficiência da vacina, a secretaria de Saúde compara dois principais períodos da pandemia que foram impactados por novas variantes e que registraram aumento no número de casos.

Em março de 2021, logo que a variante Delta aumentou a taxa de contaminação e a ocupação de leitos, o número de óbitos em 30 dias chegou a 319. Naquele momento, pouco mais de 70 mil doses de vacina haviam sido aplicadas. A taxa de ocupação de leitos se aproximou dos 100%.

Já em janeiro de 2022, com a vacinação já avançada, mesmo com a chegada da Variante Ômicron, o número de óbitos foi de 52, a maioria das pessoas com histórico de problemas de saúde ou com comorbidades. Além disso, os índices de internação não sofreram alterações significativas.

Se comparados os dois meses, é possível verificar que o número de óbitos em janeiro de 2022 foi seis vezes menor que em março de 2021. Portanto, no período em que cobertura vacinal estava maior, houve uma redução nos óbitos.

“Acompanhando o avanço da pandemia, mas com o crescimento de pessoas com a imunização completa, fica claro o papel fundamental que a vacinação teve para amenizar os impactos da Covid-19”, destaca o secretário.

Saiba mais:
Ômicron: primeiro caso da subvariante BA.2 é identificado em SC
Taxa de óbitos entre idosos com esquema vacinal incompleto é 47 vezes maior
Hemosc adota novos critérios de doação de sangue para quem teve Covid-19

Números atuais

Desde o início da pandemia, Joinville já registrou 150.105 mil infecções pelo coronavírus, segundo dados publicados pela prefeitura neste sábado, 5. Atualmente, há 9.608 casos ativos.

Entre os pacientes em tratamento, 9.498 estão em isolamento domiciliar, 51 estão internados em UTI e 59, em enfermaria. Entre os demais pacientes já infectados pelo vírus, 138.307 estão recuperados, mas 2.136 perderam a vida em decorrência das complicações de saúde causadas pela Covid-19.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI atual é de 80%, somando as redes pública e privada. Ao todo, são 105 vagas no setor, sendo que 84 estão ocupadas e 21 disponíveis. Na enfermaria, a taxa é de 73%, já que 100 dos 137 leitos estão ocupados.