Covid-19: Laboratório Municipal de Joinville poderá realizar exames de RT-PCR

Se o laboratório realizar os exames e liberar diagnóstico precoces, pode contribuir para a liberação de leitos de UTI

Covid-19: Laboratório Municipal de Joinville poderá realizar exames de RT-PCR

Se o laboratório realizar os exames e liberar diagnóstico precoces, pode contribuir para a liberação de leitos de UTI

Redação O Município Joinville

O Laboratório Municipal de Joinville deve ser incorporado à rede que atualmente processa os testes RT-PCR, de detecção da Covid-19, e atender toda a região. O anunciou foi feito pelo governo estadual na última segunda-feira, durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), após pedido enviado em 17 de julho pela Amunesc.

A solicitação partiu da necessidade de agilizar os resultados dos exames e facilitar o diagnóstico precoce, evitando que muitos pacientes ocupem, sem terem a confirmação de seu quadro clínico, vagas de UTI e enfermaria destinadas exclusivamente a pacientes Covid.

Na região Nordeste, estes leitos já possuem ocupação próxima da lotação máxima há semanas, tendo atingido 100% algumas vezes. Em Joinville, nesta quarta-feira, 19, 81% das vagas estão ocupadas e na rede pública, a ocupação está em 95%.

Atualmente, devido à alta demanda, o Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC) está com sua capacidade de atendimento comprometida e os resultados dos exames demoram muitos dias.

“Nós colocamos nosso laboratório à disposição da região Nordeste. Se o problema for insumo, nós assumimos o compromisso de buscar esses insumos”, garantiu o presidente da Amunesc e prefeito de Joinville, Udo Döhler.

A dificuldade de obtenção destes insumos tinha sido a justificativa do secretário André Motta para a não habilitação de outros laboratórios pela secretaria. “Ficamos felizes quando o senhor se compromete a conseguir os insumos, vamos evoluir (essa conversa)”, afirmou o Secretário.

O Laboratório Municipal de Joinville possui atualmente dois equipamentos capazes de realizar os exames, e já havia sido relacionado pelo Ministério da Saúde como um dos laboratórios com capacidade para realizar os testes moleculares. Um dos equipamentos tem possibilidade de realizar 90 amostras por dia, e o outro pode realizar 24, mantendo a rotina atual de diagnóstico de outras comorbidades.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo