Covid-19: menino de 10 anos é primeira criança vacinada em Joinville

Miguel da Cunha, de 10 anos, foi a primeira criança a ser vacinada

Covid-19: menino de 10 anos é primeira criança vacinada em Joinville

Miguel da Cunha, de 10 anos, foi a primeira criança a ser vacinada

Yasmim Eble

Miguel Fujitani Machado Ristau da Cunha, de 10 anos, foi a primeira criança a ser vacinada contra a Covid-19 em Joinville. A aplicação aconteceu nesta segunda-feira, 17, às 11h, na Central de Imunização Infantil, localizada UBSF Bucarein.

O ato marcou o início da vacinação contra a Covid-19 de crianças entre 5 a 11 anos em Joinville. O padrasto de Miguel, Robson Ristau da Cunha, relata que com a vacina ele poderá voltar para as aulas presenciais, na Escola Municipal CAIC Professor Mariano Costa.

Por sofrer de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), para Miguel foi difícil acompanhar as aulas de casa. “Chegou o momento dele e assim o Miguel vai conseguir voltar a frequentar a escola. É um momento muito especial”, completa o padrasto.

Para Miguel o sentimento era de ansiedade e medo. Ele havia acompanhado a irmã, de 17 anos, na vacinação para entender como seria quando o seu momento chegasse. Após a aplicação, ele soltou um suspiro e ainda perguntou: “Só isso?”.

Ao deixar a sala de imunização, Robson reforçou a importância de se vacinar. “Esperamos que os pais tomem também essa iniciativa e que o Miguel seja exemplo para quem está na dúvida para se vacinar”, finaliza.

Yasmim Eble/O Município Joinville

A segunda criança a ser vacinada foi Lara dos Santos, de 11 anos. A joinvilense estava acompanhada da mãe e estava ansiosa pelo momento. “Eu fiquei muito nervosa na hora, mas agora eu só consigo sentir felicidade”, conta Lara.

Para a mãe, Lorena dos Santos, esse é um momento de realização. “Eu já chorei tanto e estou tão feliz pela minha família, saber que estou dando uma chance dela ter uma vida normal é muito bom”, relata.

Lorena disse que durante dois anos a família evitou contato com colegas ao máximo. “Esse momento é libertador, a vacina é libertadora. Para a gente é um momento inesquecível”, completa.

Yasmim Eble/O Município Joinville

Confira mais imagens: 

Henrique foi uma das crianças que se vacinou. | Yasmim Eble/O Município Joinville
Isabela também recebeu a vacina nesta segunda-feira. | Yasmim Eble/O Município Joinville

Nova etapa 

A Prefeitura de Joinville reservou um local para que as crianças se imunizem nesta nova etapa da vacinação no município. O Centro de Imunização Infantil está localizado no UBSF Bucarein, na rua Inácio Bastos, número 555, e as doses são aplicadas por meio de agendamento.

Na manhã desta segunda-feira, 17, novas doses foram disponibilizadas para agendamento por meio do site da Prefeitura. Até o momento, Joinville já agendou 500 doses para crianças de 11 anos. “Estamos começando aos poucos e acreditamos que é uma questão das primeiras crianças se vacinarem para gerar mais segurança nos pais”, explica o diretor executivo da Secretaria da Saúde, Andrei Kolacecke.

Para o prefeito Adriano Silva essa é mais uma etapa importante para Joinville. “Nós avançamos bastante na vacinação de adultos e agora chegando a fase das crianças podemos chegar ao número de imunização geral. Dando segurança a todos”, afirma.

Atualização: 17/01/2022 – (14h36)

Diferente do que informado anteriormente, Miguel tem 10 anos. Ele completará 11 anos em fevereiro. A informação já foi corrigida na matéria.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo