Covid-19: Ministério da Saúde recomenda paralisação da vacinação em adolescentes; prefeitura se manifesta

Prefeitura de Joinville se manifestou sobre a situação

Covid-19: Ministério da Saúde recomenda paralisação da vacinação em adolescentes; prefeitura se manifesta

Prefeitura de Joinville se manifestou sobre a situação

Redação O Município Joinville

Nesta quinta-feira, 16, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de Santa Catarina, responsável pelo plano de imunização contra a Covid-19 no estado, fará uma reunião sobre a continuidade da aplicação de vacinas em adolescentes que não tenham comorbidade. A Prefeitura de Joinville emitiu uma nota sobre a aplicação das doses na cidade.

O motivo da reunião é a nota informativa número 1/2021, do Ministério da Saúde (MS), emitida nesta manhã. No documento, o governo federal relata ter revisado a recomendação para imunização de adolescentes com idades entre 12 e 17 anos, e orienta que sejam vacinados apenas aqueles que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

O documento ainda aponta que isso se dá “apesar da autorização pela Anvisa do uso da Vacina Cominarty (Pfizer/Biontech)”. Ainda segundo a nota do MS:

  • A Organização Mundial de Saúde não recomenda a imunização de criança e adolescente, com ou sem comorbidades;
  • A maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela COVID-19 apresentam evolução benigna, apresentando-se assintomáticos ou oligossintomáticos;
  • Somente um imunizante foi avaliado em ECR;
  • Os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos;
  • Apesar dos eventos adversos graves decorrentes da vacinação serem raros, sobretudo a ocorrência de miocardite (16 casos a cada 1.000.000 de pessoas que recebem duas doses da vacina);
  • Redução na média móvel de casos e óbitos (queda de 60% no número de casos e queda de mais de 58% no número de óbitos por covid-19 nos últimos 60 dias) com melhora do cenário epidemiológico.

O ministério relembra que, os adolescentes sem comorbidades deveriam estar incluídos apenas no último grupo elegível para a vacinação, o que deveria ocorrer a partir do dia 15 deste mês. A nota ainda reafirma o compromisso de que estados e municípios devem seguir o cronograma nacional de vacinação.

O que diz a Prefeitura: 

Em nota oficial, a Prefeitura de Joinville afirma que continuará com a imunização no município. Isso porque as orientações a imunização estadual são feitas pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do estado, e Joinville aguardará uma deliberação do órgão sobre a imunização de adolescentes entre 12 a 17 anos.

Confira a nota na íntegra

“Joinville segue imunizando, até que haja uma deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é quem orienta a imunização em nível estadual.”

Leia mais em:
– VÍDEO – “Mato Grosso do Sul fica no Sul”; veja gafe de deputado catarinense em sessão da Câmara
– Acidente entre carreta e caminhão causa congestionamento na BR-101, em Joinville
– Leilão dos Correios tem mais de 61 mil objetos disponíveis em dez lotes; veja valores


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo