Covid-19: “Não estamos em uma segunda onda”, diz secretário de Saúde de Joinville

Apesar da média de novos casos dia estar em elevação, Jean Rodrigues da Silva afirma que doença não atingiu a proporção de julho

Covid-19: “Não estamos em uma segunda onda”, diz secretário de Saúde de Joinville

Apesar da média de novos casos dia estar em elevação, Jean Rodrigues da Silva afirma que doença não atingiu a proporção de julho

Redação O Município Joinville

Após um período de queda no número de novos casos de Covid-19, Joinville vê nas últimas semanas a curva subindo. Além de novas confirmações, cresce também o número de internações por causa da doença. Porém, o secretário de Saúde Jean Rodrigues da Silva garante que o município não vive uma segunda onda.

Ele explica que a alta no número de novos casos dia começou em quatro de novembro, mas afirma que ainda a cidade não atingiu as proporções do período de julho até a segunda quinzena de setembro, quando ocorreu o pico da doença.

Por conta do aumento a Secretaria de Saúde tem emitido decretos semanais em relação às medidas de restrição. Como na semana passada, quando determinou a redução de 50% para 30% da capacidade do público nos estabelecimentos.

De acordo com o secretário da Saúde, do dia 4 ao dia 17 de novembro, a média era de 694 casos suspeitos por dia, destes 134 foram confirmados. Em comparação com o período de 21 de outubro a 3 de novembro a média era de 467 notificados por dia, destes 75 confirmaram a doença. Ou seja, de outubro para novembro houve um aumento médio de 59 novos casos por dia.

O secretário informa que o município está articulando a reativação de leitos para Covid-19 nos hospitais São José e Bethesda. Os leitos haviam sido desativados devido a baixa demanda.

“A alta da ocupação da UTI era esperada, isso porque houve a liberação dos procedimentos eletivos e também por conta dos feriados e aproximação do verão, onde a população tende a estar fora de casa”, esclarece.

Segundo os dados da Secretaria da Saúde do município, atualizados na sexta-feira, 20, 44 internados ocupam os leitos de UTIs, enquanto 36 estão em enfermarias. A taxa ocupação na UTI é de 82%. Nas enfermarias, 47% dos leitos estão ocupados.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo