Covid-19: Nordeste catarinense registra mil óbitos desde o início da pandemia
Da marca de mil mortes, cerca de 78% ocorreram somente em Joinville
A região abrangida pela Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) ultrapassou nesta quinta-feira, 11, a marca de mil óbitos em decorrência da Covid-19 desde o início da pandemia. Somente em 2021 os municípios da região registraram 359 óbitos, ou seja, quase 36% das mortes ocorreram somente neste ano. Em 31 de dezembro a região totalizava 643 mortes. Hoje são 1002 vidas perdidas para a doença.
Dos mil óbitos confirmados nesta quinta, aproximadamente 78% são apenas de Joinville, cidade que soma 779 vítimas da Covid-19. As demais 223 mortes, ou seja, 22%, foram registradas em Araquari (30), Barra do Sul (18), Campo Alegre (25), Garuva (20), Itapoá (32), Rio Negrinho (25) e São Francisco do Sul (73).
O presidente da Associação e prefeito de Garuva, Rodrigo Adriany David, lamenta a marca registrada pela região. “Neste mesmo 11 de março do ano passado jamais imaginaríamos as proporções que a pandemia poderia tomar e os diversos impactos em nossos municípios. É muito triste chegarmos hoje contabilizando mais de mil vidas perdidas para este vírus. Nos solidarizamos com os familiares e amigos que convivem hoje com a saudade de quem se foi”, declara.
Há exatamente um ano, em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a existência de uma pandemia, ou seja, a epidemia do novo Coronavírus já tinha se tornado global. No dia seguinte, Santa Catarina registrava a confirmação do primeiro caso da doença no estado.
“Nós convivemos com este vírus há um ano e precisamos entender que esta é uma realidade que faz parte das nossas vidas. Não há um tratamento comprovadamente eficaz para minimizar os efeitos do vírus e não se pode fechar comércio e serviços por períodos prolongados de tempo. Enquanto sociedade, precisamos continuamente seguir com as medidas de prevenção. É um pedido que faço a cada cidadão da região da Amunesc. Vamos seguir usando máscara, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento”, afirma.
Além de prefeito, Rodrigo também é médico e acredita na vacina como forma eficiente de combate à pandemia. “Somente imunizando a população é que vamos garantir alguma normalidade, e por isso reafirmo o compromisso dos prefeitos aqui da região. Estamos cobrando o governo federal para aquisição das vacinas e nos posicionando como interessados pela compra dos imunizantes caso o Plano Nacional de Imunização não seja cumprido”, explica.
O presidente faz ainda um apelo: “contamos com a colaboração de todos. Estamos vivendo o pior período da pandemia. Se puderem, evitem sair de casa e priorizem o home office. Usem máscara sempre que estiverem em companhia de outras pessoas. Vamos fazer a nossa parte para reduzir a transmissão do vírus”, diz.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube