Covid-19: nutricionista dá dicas para reforçar o sistema imunológico

Especialista do hospital Dona Helena de Joinville comenta sobre alimentos indispensáveis para a proteção contra infecções

Covid-19: nutricionista dá dicas para reforçar o sistema imunológico

Especialista do hospital Dona Helena de Joinville comenta sobre alimentos indispensáveis para a proteção contra infecções

Redação O Município Joinville

A nutricionista Gislaine Engelmann, do Hospital Dona Helena de Joinville, dá dicas para reforçar o sistema imunológico, essencial para a proteção contra infecções causadas por bactérias, vírus e outros patógenos.

De acordo com a especialista, fatores como genética, meio ambiente, estilo de vida, estado nutricional – ou mesmo a interação de todos esses fatores – influenciam o sistema imunológico, o que pode explicar as grandes diferenças entre as pessoas neste quesito.

Gislaine diz que, conforme ocorre com os outros sistemas corporais, o sistema imunológico depende de nutrientes adequados para seu bom funcionamento. “Estudos mostram que as células imunes podem ser particularmente sensíveis à ausência ou redução de certos nutrientes e componentes dos alimentos”, explica.

Pesquisas evidenciam que a deficiência ou inadequação nutricional pode estar associada ao comprometimento da função imunológica, contribuindo para o aumento da morbidade e mortalidade por infecções, comenta.

Dessa forma, de acordo com ela, melhorar o estado nutricional e a quantidade de vitaminas e minerais é essencial para garantir a saúde imunológica, seja por meio da ingestão alimentar ou de suplementos.

Alimentos indispensáveis para o sistema imunológico:

– Ômega-3: peixes (sardinha, atum, arenque, salmão selvagem), castanhas, amêndoas, nozes

– Compostos bioativos (antioxidantes e anti-inflamatórios): frutas vermelhas/arroxeadas, verduras, legumes e sementes em geral

– Prebióticos (cebola, alho, alho poró, chicória, farinha de banana verde, batata doce, batata yacon, biomassa de banana verde) e fibras (cereais integrais, frutas, verduras, legumes, sementes) para a saúde do intestino

– Selênio: principal fonte castanha do pará (recomendado 3 unidades/dia)

– Vitaminas do complexo B: levedura nutricional, sementes oleaginosas, cereais integrais

– Vitamina D: peixes de água salgada, ovos e manteiga

– Vitamina E: azeite de oliva extra virgem, castanhas, avelã, semente de girassol, abacate

– Vitamina A: cenoura, batata doce, folhas de brócolis, manga, couve

– Vitamina C: abacaxi, acerola, laranja, kiwi, goiaba, brócolis, frutas cítricas, frutas vermelhas, talos da couve, salsa

– Zinco: sementes como gergelim, chia, linhaça, castanhas, amêndoas, cereais integrais, casca da tangerina, feijões, principalmente feijão azuki.

Composição diária

De acordo com a nutricionista, alimentos dessa lista devem fazer parte da composição diária da dieta. Suplementos nutricionais poderão ser indicados conforme necessidade individualizada. E deve-se evitar alimentos industrializados em geral, devido à baixa qualidade nutricional.

“Além de manter um padrão saudável de alimentação, regular os níveis de estresse e sono, esses alimentos também auxiliam no sistema imunológico”, explica.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo