Covid-19: ocupação nos leitos de UTI da rede pública atinge 98% em Joinville
Na cidade, 107 dos 109 leitos estão ocupados
Nesta quarta-feira, 9, a taxa de ocupação nos leitos de UTI exclusivos para Covid-19, voltados para adultos, na rede pública de saúde de Joinville, atingiu 98%.
Segundo dados do Governo de Santa Catarina, os três hospitais públicos da cidade somam 109 leitos ativos, desses, 107 estão ocupados por pacientes com a doença.
Restam apenas dois leitos disponíveis no Hospital Regional Hans Dieter, os outros 41 já estão sendo usados.
No Hospital São José, os 60 leitos de UTI já abrigam pacientes com coronavírus. A situação é preocupante também no Hospital Bethesda, onde não há novas vagas, sendo que as oito UTIs então ocupadas.
Na tarde desta terça-feira, 8, o Bethesda emitiu uma nota alertando sobre a situação grave no local.
No texto, o hospital afirma que está com capacidade máxima de lotação de pacientes e absoluta falta de condição de ampliar o atendimento, além do que já está sendo feito.
“Para evitar a superlotação e colapso do sistema hospitalar”, alerta.
Já na segunda-feira, 7, o médico Henrique Diegoli, responsável pelo Inquérito Epidemiológico da Covid-19 modelo epidemiológico, alertou para o avanço preocupante na ocupação dos leitos de UTI no município.
“O objetivo principal do modelo é mostrar que, se continuarmos no ritmo que estamos hoje, ocorrerá um colapso do sistema de saúde”, afirma Diegoli.