X
X

Buscar

Covid-19: região de Joinville é a única que permanece em nível alto em SC

Atualização do Mapa de Risco foi divulgada neste sábado

A matriz de risco potencial regionalizado de Covid-19, divulgada neste sábado, 26, aponta 16 regiões classificadas no nível moderado (cor azul) e apenas a região Nordeste no nível alto (cor amarela).

Em um comparativo com o relatório divulgado na semana anterior, houve apenas uma mudança a partir da melhora nos indicadores. A região do Vale do Itapocu, que estava classificada no nível alto e passou a ser classificada no nível moderado.

A matriz expressa os diferentes níveis de gravidade da pandemia no atual momento em cada uma das regiões. É composta por dois indicadores: o número de óbitos de Covid-19 acumulados nos últimos sete dias por 100 mil habitantes e a tendência de curto prazo (três semanas) para ocorrência de novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Nesta dimensão, a região Nordeste é classificada no nível moderado.

A dimensão de transmissibilidade busca medir o nível de disseminação da Covid-19 população, de acordo com as regiões de saúde.  É composta por dois indicadores, o número de casos ativos por 100 mil habitantes e o número de reprodução efetivo da infecção. Nesta dimensão a região Nordeste se encontra em nível alto.

A dimensão de proteção específica busca expressar o impacto de ações voltadas para redução da ocorrência de formas graves da Covid-19 na população em geral e em grupos mais vulneráveis. Ela é composta pelos indicadores de cobertura vacinal do esquema primário de vacinação contra a Covid-19 na população geral (duas doses ou dose única) e da cobertura da dose de reforço na população com 60 anos ou mais de idade. Nesta dimensão a região Nordeste está classificada em nível Alto.

Por fim, a dimensão de capacidade de atenção expressa o grau de comprometimento da rede de atenção de alta complexidade para prestar atendimento a pacientes com quadros graves de Covid-19. É composta pelo indicador de taxa de ocupação de leitos de UTI Adulto para tratamento de Covid-19 em relação ao total de leitos de UTI Adulto disponíveis no estado. Nesta dimensão a região Nordeste está classificada em nível alto, ou seja, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19 adulto está entre 20 e 40%.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube