Covid-19: saiba quem pode e o que levar para a vacinação do grupo com comorbidades

São consideradas comorbidades as patologias que agravam o estado de saúde de um paciente com coronavírus

Covid-19: saiba quem pode e o que levar para a vacinação do grupo com comorbidades

São consideradas comorbidades as patologias que agravam o estado de saúde de um paciente com coronavírus

Fernanda Silva

Joinville abriu nesta terça-feira, 11, o agendamento para a imunização contra a Covid-19 de pessoas com comorbidades. Porém, não são todas as doenças que entram neste grupo prioritário para a vacinação. As patologias consideradas comorbidades foram definidas pelo Plano Nacional de Vacinação, criado pelo Ministério da Saúde, e são doenças com possibilidade de agravar a Covid-19.

Quais pacientes podem se vacinar neste grupo prioritário

De acordo com o Plano Nacional de Vacinação, estão incluídos no grupo com comorbidades pacientes com:

Comprovação

Para receber a vacina, a população precisa apresentar um documento que comprove a comorbidade. Serão aceitos atestados ou relatórios médicos que indiquem a doença ou, ainda, prescrição médica, exame ou receita em que fique clara a condição do paciente. No caso das receitas médicas, é necessário que a data de emissão seja inferior a um ano.

Pessoas com doenças imunossupressoras, exceto os que convivem com HIV, devem apresentar laudo médico autorizando a aplicação do imunizante. Pacientes oncológicos e transplantados, assim como os renais crônicos, também precisam apresentar recomendação médica.

Para grávidas e puérperas, é preciso apresentar documento que comprove a comorbidade e a autorização do médico que acompanha a gestação, prescrevendo a vacina.

Etapas dividas por idade

“Como o número de pessoas com comorbidades é grande, estamos fazendo o escalonamento por idade”, explica Jean Rodrigues da Silva, secretário da Saúde de Joinville.

No momento, há disponibilidade de 10 mil doses. Por isso, nesta primeira etapa serão vacinados os moradores de Joinville com comorbidades e idade entre 55 e 59 anos, porém, foram estabelecidas algumas exceções.

Já podem se vacinar, independentemente da idade, as pessoas com Síndrome de Down, com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), pacientes com doença renal crônica, transplantados, gestantes e puérperas.

*Notícia atualizada em 12 de maio, às 20h15.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo