Covid-19: Santa Catarina precisa de mais de 670 mil doses para vacinar toda população adulta
Quase 8 milhões de doses já foram distribuídas
Desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, em janeiro deste ano, a Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES), em parceria com órgãos do governo estadual, tem trabalhado para entregar aos 295 municípios catarinenses doses da vacina contra a Covid-19 no menor tempo possível. Esse trabalho, realizado em conjunto, já permitiu que 7.938.290 doses fossem distribuídas a todos os municípios, muitas vezes, em menos de 24 horas após chegarem ao estado.
O envio dessas doses ao estado é feito pelo Ministério da Saúde (MS), que faz a aquisição dos imunizantes e envia a todos os estados brasileiros para a vacinação da população. Para Santa Catarina, o órgão federal enviou, até o momento, 8.251.880 doses para aplicação da primeira e segunda dose. Esse montante ainda não foi suficiente para vacinar 100% da população adulta catarinense com a primeira dose. Agora, o vacinômetro estadual aponta que 85% da população adulta foi vacinada com a primeira dose.
Apesar disso, o superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, destaca que a SES, ao pactuar com os municípios catarinenses o Calendário de Vacinação contra a Covid-19, que previa a aplicação da primeira dose da vacina na população adulta com 18 anos ou mais até o dia 31 de agosto, estabeleceu a meta de vacinar, no mínimo, 75% da população-alvo. “Não podemos dizer que não conseguimos cumprir o que foi pactuado entre estados e municípios. Apesar de dependermos do envio de novas doses por parte do Ministério da Saúde, já vacinamos 85% da população adulta com a primeira dose. Sem contar as doses que já foram aplicadas e ainda não foram registradas no sistema. Portanto, a meta foi superada pelos municípios e consideramos que a pactuação do Calendário foi cumprida, pois, todos os municípios já ofereceram doses para a população adulta”, esclarece o superintendente.
De acordo com levantamento realizado pela SES, o estado precisa receber mais 675.299 doses da vacina contra a Covid-19 para conseguir contemplar 100% da população com 18 anos ou mais com a primeira dose da vacina. “Sabemos que ainda existe um contingente populacional acima de 18 anos que ainda resta ser vacinado, mas para isso necessitamos que o Ministério encaminhe mais doses para completarmos a vacinação desse grupo”, destaca o superintendente.
A expectativa do estado era receber, ainda nesta semana, doses suficientes para vacinar 100% da população adulta com a primeira dose e conseguir iniciar a aplicação da vacina nos adolescentes com idade entre 12 e 17 anos e a aplicação da dose de reforço nos idosos e imunossuprimidos. No entanto, na última distribuição, o Ministério da Saúde enviou ao estado 110.770 doses da vacina apenas para a aplicação da segunda dose.
Sendo assim, o estado mantém a previsão de iniciar a vacinação dos adolescentes e a aplicação da dose de reforço no mês de setembro, assim que novas doses da vacina chegarem ao estado.
Esquema vacinal completo
Com relação à vacinação completa, com a aplicação das duas doses da vacina ou dose única, a cobertura vacinal da população adulta, agora, é de 38%. No entanto, a aplicação da segunda dose segue sem prejuízo algum em todos os municípios catarinenses. Sendo que, nesta quarta, 1º de setembro, o estado vai distribuir 263.170 doses que estavam armazenadas na Central Estadual de Rede de Frio para serem utilizadas como segunda dose.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: