Covid-19: Saúde inicia nova etapa de fiscalização em estabelecimentos de Joinville
Ações serão focadas nos bairros com maior número de casos da doença
A Secretaria da Saúde de Joinville iniciou uma nova fase de fiscalização para combater o contágio da Covid-19 na cidade. As ações serão realizadas com em estabelecimentos localizados nos bairros com maior incidência de infecção.
Leia também: Saúde de Joinville emite alerta para o aumento de casos de Covid-19
Segundo a gerente da Vigilância Sanitária de Joinville, Edilaine Pasquali, esta etapa consiste em reavaliar os possíveis locais de transmissão e proliferação do vírus em Joinville. “Considerando a crescente nos casos positivos, há de se retomar as ações para conter o aumento dos casos”, informa a gerente.
Nesta nova fase, as ações têm como objetivo a verificação do cumprimento das medidas descritas nas portarias estaduais e nos decretos municipais.
Itens a serem verificados:
-Uso de máscara e álcool 70%;
-Controle da entrada e capacidade de público do estabelecimento, conforme limitação imposta;
-Distanciamento entre mesas, equipamentos, locais para descanso, filas e espera;
-Disposição de informações relacionadas a Covid-19;
-Horário de funcionamento;
-Ações para conter a aglomeração nos locais.
“Iremos atuar não somente na fiscalização, mas também no alerta quanto à circulação destas pessoas, evitando assim a disseminação do vírus nos bairros”, explica Edilaine.
De acordo com a Secretaria de Saúde, os locais que desrespeitarem as regras de funcionamento estabelecidas pelos decretos poderão receber multa e sererem interditados por 48 horas, além do processo administrativo sanitário. “Os estabelecimentos já foram orientados e não podem alegar desconhecimento das medidas sanitárias”, reforça a gerente da Vigilância Sanitária.