Covid-19: Secretaria de Saúde de Joinville cria material com dicas de prevenção para empresas
Material contará com dicas de prevenção e cuidados nos ambientes de trabalho e com os funcionários
A Secretaria de Saúde de Joinville, por meio da Prefeitura do município, elaborou um material para esclarecer dúvidas sobre a Covid-19, que contará também com dicas e prevenção e cuidados nos ambientes de trabalho e com os funcionários, procedimentos de afastamento e de higienização.
Em relação a afastamentos, são para funcionários dos grupos de risco: com idade igual ou superior a 60 anos; cardiopatias graves ou descompensados; pneumopatias graves ou descompensados; imunodepressão; doenças renais crônicas em estágio avançado; diabetes mellitus, conforme avaliação clínica; doenças cromossômicas com estado de fragilidade imunológica; gestação de alto risco.
Na impossibilidade do afastamento, estes trabalhadores deverão atuar na área de gestão e suporte, sem contato com casos suspeitos. Também devem ser afastadas pessoas com suspeita de síndrome gripal (febre, tosse, dor de garganta ou dificuldade respiratória).
Se for identificado caso suspeito ou confirmado da Covid-19 em uma empresa, os protocolos de limpeza devem ser intensificados, essencialmente nos locais onde há maior contato das mãos, como corrimões, interruptores e maçanetas.
Evitar o contato com materiais e sempre higienizá-los. Até mesmo a circulação de papeis e documentos impressos deve ser evitada. Higienizar mesas e utensílios antes e após a sua utilização.
As janelas e portas do local de trabalho devem ser mantidas abertas e com ventilação natural. Evitar compartilhar materiais e sempre higienizá-los. A aglomeração de pessoas deve ser evitada.
Uso de EPIs
Todos os profissionais obrigatoriamente deverão usar máscaras da maneira correta, além dos EPI’S (Equipamentos de Proteção Individual) específicos para cada atividade. Ao tossir ou espirrar, utilizar a etiqueta da prevenção: cobrindo a boca e o nariz, usar lenços de papel ou cotovelo flexionado, seguido de higiene das mãos.
Como o vírus é altamente contagioso, por meio do contato com secreções respiratórias, gotículas de saliva, e pode sobreviver por horas e até dias em diferentes superfícies, evitar tocar olhos, nariz e boca. Fazer a higiene das mãos com frequência, lavando com água e sabão, ou utilizando álcool 70%.
Os bebedouros de torneira a jato, onde há contato com a boca, devem ficar lacrados. Devem ser usados copos individuais em bebedouros e não tocar o copo nas saídas de água. O ponto digital também deve ser higienizado após cada uso.
No retorno para casa, orientar os funcionários a seguirem protocolos de limpeza e desinfeção, deixando o sapato do lado de fora e tomando banho antes de contato com objetos, animais ou pessoas.