Covid-19: Secretaria de Saúde de Joinville usa plataforma para coletar dados para testes
Outras doenças também poderão ser testadas com o software
A Secretaria da Saúde de Joinville passa a contar com uma plataforma epidemiológica para agilizar a coleta de dados de pacientes e informações de saúde para realização de testes sobre o Covid-19 e outras doenças.
O projeto foi desenvolvido por um grupo de voluntários da Tupy e da parceira Envolti, além da Neogrid/Sercompe Datacenter, que disponibilizou a infraestrutura para hospedar o site.
O software começou a ser utilizado na semana passada no Centro de Triagem localizado na Associação da Tupy e no início de junho estará em funcionamento nas unidades de saúde.
O sistema será administrado pela Secretaria da Saúde. Com a adoção de testagem em massa, a plataforma é importante tanto para apresentar aos profissionais de saúde qual o melhor procedimento no atendimento individual dos pacientes, quanto para o acompanhamento da evolução da disseminação do vírus na população.
Os órgãos oficiais de saúde passam a ter acesso a dados como número de testes aplicados, quantos foram positivos ou negativos, faixa etária, sexo, região etc., fundamentais para tomadas de decisões estratégicas.
Com a parceria, Joinville conseguirá lançar esses dados em um único ambiente que fará o envio para os órgãos de saúde de forma instantânea, gerando assim informações oficiais e evitando a subnotificação dos casos.