Covid-19: seis profissionais do Presídio de Joinville testam positivo
Segundo a Justiça, não há relato de detento infectado
Segundo a Justiça, não há relato de detento infectado
Seis funcionários do Presídio Regional de Joinville testaram positivo para coronavírus na tarde desta terça-feira, 16. Foram feitos testes rápidos em 35 agentes e 15 servidores de saúde que trabalham na unidade. Segundo a comunicação da Vara de Execuções Penais, os exames foram solicitados após chegar a informação de que um servidor terceirizado, que teria trabalhado no fim de semana, está internado em Curitiba com suspeita da doença.
De acordo com informações, todos os confirmados estão assintomáticos e foram afastados do trabalho para isolamento domiciliar. Não há relatos de detentos infectados.
A Penitenciária Industrial de Joinville não tem nenhum caso informado à Justiça até o momento, nem de servidores e nem de detento. Ainda assim, todos os servidores serão testados. Já os internos estão sendo examinados aleatoriamente. As duas unidades somam mais de 2 mil internos.
Caso algum detento teste positivo para a Covid-19, ele será colocado em isolamento e monitorado pela equipe médica. Segundo a Justiça, esses espaços para isolamentos já existem uma vez que cerca de 300 prisões domiciliares foram aceitas a detentos de grupo de risco e do regime semiaberto desde o início da pandemia.
“Joinville não é uma ilha, tampouco o complexo prisional, e a pandemia ocorre em nossa cidade. Cabe às autoridades o cumprimento dos protocolos sanitários recomendados pela ciência e melhor técnica e a orientação dos cidadãos para o distanciamento social e uso de máscaras, regulando rigorosamente a mobilidade e agrupamento de pessoas, tudo com absoluta transparência de dados”, diz nota assinada pelo juiz João Marcos Buch, da Vara de Execuções Penais da Comarca de Joinville.