Covid-19: Senai discute com empresa de Joinville produção de tecido antiviral

Objetivo do projeto é criar máscaras, aventais e scrubs com tecido que neutralize diversos vírus, inclusive a Covid-19

Covid-19: Senai discute com empresa de Joinville produção de tecido antiviral

Objetivo do projeto é criar máscaras, aventais e scrubs com tecido que neutralize diversos vírus, inclusive a Covid-19

Redação

O Senai irá realizar uma live para discutir os resultados do projeto “Têxtil Funcional com Propriedades Antivirais”, desenvolvido em parceria com a empresa Diklatex e a Fio Cruz. O objetivo é criar máscaras, aventais e scrubs em tecido com proteção antiviral para neutralizar diversos vírus, inclusive a Covid-19. As conclusões dos testes e pesquisas serão apresentadas na live desta quarta-feira, 22, às 15 horas, no Youtube.

Leia também: Empresa de Joinville lança tecido e máscaras com tecnologia antiviral

Os testes preliminares realizados no início de junho demonstraram que amostras do tecido foram capazes de inativar mais de 99% das partículas virais respiratórias para os vírus do sarampo e da caxumba. Após testar positivamente para estes dois vírus, os pesquisadores chegaram à confirmação de eficácia para o novo coronavírus.

“O protocolo para têxtil foi validado pela Fiocruz, baseado na ISO 18184. Ou seja, temos um tipo de funcionalização química aplicada ao têxtil que se mostrou eficiente na inibição viral (cinética de contato) e, após um minuto, neutralizou a SARS-CoV-2” afirma Adriano Passos coordenador da plataforma de Fibras do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras.

A expectativa é que sejam produzidas 600 mil peças por mês, entre máscaras, aventais e scrubs. Desde março, equipes com médicos, microbiologistas, engenheiros têxteis, de materiais e químicos, vêm trabalhando no desenvolvimento da solução. O projeto é financiado com recursos do Edital de Inovação para a Indústria (Senai) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você já nos segue no Instagram? Clique aqui para acompanhe as notícias também por lá e participar de sorteios.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo