Covid-19: setembro teve menor número de novos casos no ano em Joinville; veja números
Março foi o período que mais confirmou novas infecções
Março foi o período que mais confirmou novas infecções
Joinville já registrou 115.987 casos de Covid-19 desde o início da pandemia, em março do ano passado. Destes, 74.552 foram confirmados entre janeiro e outubro de 2021. Em óbitos, o município soma 1.964 confirmações, sendo que 1.460 mortes ocorreram somente neste ano.
O período que mais registrou novas infecções foi março, com 15.916 novos casos. Este também foi o mês com maior número de óbitos. Foram 319 vidas perdidas.
Na outra ponta do ranking está setembro, com menor número de novos pacientes, sendo 4.992, e julho como o mês que registrou menos mortes, com 91. Porém, há possibilidade de outubro ocupar este lugar, já que, até o dia 20, registrava 2.279 novos casos e 39 óbitos.
Após queda no número de casos entre maio e julho, agosto registrou novo aumento de pacientes positivados. Este também foi o terceiro mês do ano com maior número de novos casos. Segundo Jean Rodrigues da Silva, secretário de Saúde, o salto está relacionado à variante delta, mais contagiosa que outras cepas do coronavírus.
“Estamos contendo [a delta], no momento. Ela tem se mostrado menos agressiva do que seria”, avalia Jean. Para o secretário, a circulação de variantes é um desafio, já que cada uma das novas cepas se comporta de maneira diferente, podendo ser mais contagiosas ou agressivas.
O secretário destaque que as medidas de contenção e a vacinação contribuem para a redução de circulação do vírus e novas pessoas infectadas.
“Em outubro, embora o mês ainda não tenha terminado, há uma redução notável no número de óbitos, ao mesmo tempo em que seguimos avançando com velocidade na imunização da população” diz.
Em setembro e outubro, o número de novos casos voltou a diminuir, se comparado a agosto. No mesmo período, Joinville avançou na vacinação dos moradores e, também, das doses de reforço, que começaram a ser aplicadas em meados de setembro. “Quanto mais rápido vacinar, bloqueia e diminui a chance das variantes circularem”, diz o secretário.
Até agosto, 27,4% da população joinvilense estava com o esquema vacinal completo, tendo tomado segunda dose ou vacina de dose única. Até 20 de outubro, este número quase dobrou, tendo aumentado para para 48,09%.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: