X
X

Buscar

Covid-19: vacinação em Joinville pode ser paralisada se novas doses não chegarem, afirma secretário

Responsável pela Secretaria da Saúde participou de live organizada pela ACIJ na manhã desta quarta-feira, 26

A vacinação contra a Covid-19 em Joinville pode ser paralisada se novas doses não chegarem, foi o que disse o secretário de Saúde do município, Jean Rodrigues da Silva, em live realizada pela Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), na manhã desta quarta-feira, 26.

“Hoje temos mais escassez de vacina do que há 30 dias”, destacou Rodrigues. Atualmente, a vacinação na cidade está disponível para pessoas que possuem comorbidades entre 18 e 59 anos, trabalhadores da saúde e idosos acima de 60 anos. Desta quarta-feira, 26, até domingo, 30, seis mil doses do imunizante serão aplicadas em Joinville.

O secretário comentou que após a vacinação de professores, moradores de rua e presos, a expectativa é começar a vacinar por faixa etária.

Prefeitura de Joinville / Divulgação

Leia mais em:
Covid-19: Prefeitura de Joinville anuncia vacinação para pessoas com comorbidades acima dos 18 anos
SC define data de vacinação para professores, moradores de rua e presos

“O desafio das doses sempre nesse momento é que o estado precisa receber as vacinas para distribuir para os municípios. Santa Catarina faz essa distribuição de forma rápida”, afirmou Jean.

Segunda dose

Em Joinville, cerca de duas mil pessoas não compareceram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 no tempo recomendado.

“Nós vamos até às casas dessas pessoas que não tomaram a segunda dose, a menos que elas se recusem a tomar a segunda dose”, informou Rodrigues.

Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Ao tomar a primeira dose, a segunda já é agendada pela equipe de enfermagem. O intervalo é estabelecido conforme a fabricante, são 28 dias no caso da Coronavac/Butantan, e 90 dias para a Astrazeneca/Fiocruz.

Compra de vacinas por empresas privadas

Para o secretário, a liberação da compra de doses por empresas ainda está um pouco distante e não é possível definir uma data específica. Mas com o cenário político atual, em âmbito nacional por conta da CPI da Covid-19, é bem possível que esse processo seja acelerado, na opinião de Jean.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube