+

Covid-19: vereadores aprovam a participação de Joinville em consórcio de vacinas

Município poderá assinar protocolo de intenções para compra de imunizantes, medicamentos, insumos e equipamentos da área de saúde

Covid-19: vereadores aprovam a participação de Joinville em consórcio de vacinas

Município poderá assinar protocolo de intenções para compra de imunizantes, medicamentos, insumos e equipamentos da área de saúde

Redação O Município Joinville

Em sessão nesta segunda-feira, 15, os vereadores aprovaram, em regime de prioridade, a participação de Joinville em consórcio de vacinas da Covid-19. A partir da aprovação, o município poderá assinar um protocolo de intenções para compra de imunizantes, além de medicamentos, insumos e equipamentos na área de saúde.

Segundo o Projeto de Lei Ordinária (30/2021), enviado pela Prefeitura na última quarta-feira, 10, cerca de 1,5 mil municípios de todo o país haviam demonstrado interesse em fazer parte do consórcio, até a última quarta-feira, conforme anexo da proposta.

O acordo, cuja participação de Joinville foi confirmada pela Câmara, será transformado em um consórcio público, com personalidade jurídica de direito público e natureza autárquica.

A Prefeitura também recebeu aprovação para abrir dotação orçamentária, ou seja, um espaço no orçamento para custear a compra, que não teve estimativa de valor apresentada.

“É a primeira vez que vejo isso, a compra de vacinas por municípios”, afirmou o vereador Henrique Deckmann (MDB). Para ele, isso deveria ser responsabilidade da política pública nacional. De acordo com o vereador, serão gastos R$ 20 milhões, que farão falta nos cofres municipais. Em contrapartida, Wilian Tonezi (Patriotas) ressaltou que estados e municípios têm autonomia para tomar decisões sobre a covid-19.

“Nossa população precisa ser vacinada urgentemente”, disse o relator do projeto na Comissão de Finanças, Kiko do Restaurante (PSD).
Joinville aplicou quase 22 mil das 23,2 mil doses que recebeu do governo estadual, de acordo com o “vacinômetro” da Prefeitura.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo