CPI do Rio Mathias: vereadores de Joinville entregam relatório ao MP-SC e TCE-SC
Comissão Parlamentar de Inquérito foi concluída há duas semanas
Comissão Parlamentar de Inquérito foi concluída há duas semanas
Nesta terça-feira, 6, uma cópia do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Rio Mathias, concluído há duas semanas, em Joinville, foi entregue para a promotora de moralidade administrativa do Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), Elaine Rita Auerbach.
A promotora está em Joinville desde fevereiro e tem como função fiscalizar licitações, contratos, convênios públicos, e diz que pretende dialogar com o Poder Legislativo, fiscalizar o Poder Executivo e auxiliar a população em diversos assuntos.
O presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Maurício Peixer (PL), e os vereadores Neto Peters (Novo) e Sales (PTB), que participaram da CPI, ressaltaram que o relatório “é o resultado de um trabalho de investigação realizado com ‘muito zelo’ e que contou com o auxílio técnico gabaritado dos servidores da Casa”.
Na última quinta-feira, 1, o relatório da CPI foi entregue para o procurador do Ministério Público Federal (MPF), Mário Sérgio Barbosa, e para o prefeito Adriano Silva (Novo).
A promotora Eliane Auerbach explicou que, agora, fará uma análise para definir qual sua competência sobre a matéria. Ela se colocou à disposição para trabalhar em conjunto com o MPF.
Também nesta terça-feira, Maurício Peixer, a vice-presidente da CVJ, Tânia Larson (PSL), junto a vereadores da CPI, reuniram-se virtualmente com representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para a entrega do relatório.
A conversa contou com a participação da chefe de gabinete da presidência do TCE-SC, Juliana Francisconi Cardoso, com o assessor militar do órgão, tenente-coronel Ademar Casanova, e outros representantes do Controle Externo e da Diretoria de Licitações e Contratações do TCE.
Um material físico também será entregue nesta quarta-feira, 7, em Florianópolis, na sede do Tribunal de Contas, já que os vereadores estarão na Capital.
Os participantes da reunião ouviram diversas considerações dos vereadores sobre o trabalho da CPI e afirmaram que pretendem analisar toda a documentação.
Entra as questões pontuadas pelos integrantes do TCE é que uma representação denunciando possíveis irregularidades nas obras de drenagem do Rio Mathias já foi analisada. No entanto, lembraram que a análise feita pelo Tribunal, na época, se limitou às demandas de representação. Porém, agora há mais informações colhidas, que precisarão ser analisadas.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: