Saiba onde e quando será construído o bairro inteligente em Joinville
Projeto será construído por etapas
Projeto será construído por etapas
A CRH Indústria anunciou na noite desta segunda-feira, 26, durante reunião na Associação Empresarial de Joinville (Acij), que já tem data para começar a construção do projeto de bairro inteligente, chamado Cidade das Águas. Participaram da apresentação os executivos Alencar Lehmkuhl e Danilo Conti.
A execução do projeto, que contou com a participação de ao menos 15 cartórios de arquitetura e aproximadamente 100 profissionais, será divido em etapas. A primeira parte terá as obras iniciadas em março de 2023. No espaço, serão construídos parques, praças e algumas edificações para moradia e comércio.
Parte do grupo Hansen, o empreendimento da CRH será desenvolvido na propriedade que já abriga o parque Hansen, fábrica e sede da Tigre, no bairro Atiradores. Com as futuras modificações, serão mantidos apenas o prédio sede, um morro de cota 40 e um espaço de mata, que será expandido com trilhas e parque.
Conti explica que o diferencial do empreendimento é o foco na vida comunitária, com parques, praças, espaço para lazer e caminhadas, o que seria uma proposta diferente de outras construções oferecidas nos municípios. “Um espaço urbano ativo. Para trabalhar, morar, estudar e se divertir. Ter a cidade aos seus pés”, cita.
Leia também: Bairro inteligente de Joinville terá investimento de R$ 870 milhões, confirma CRH
De todo o projeto, apenas 30% dele será dedicado a prédios e edificações, enquanto 70% do espaço dará lugar a parques, praças, calçadas e trilhas. “Ajudar Joinville a ter espaços urbanos para lazer”, destaca. Até um lago artificial está sendo pensado para o local.
Além do espaço de lazer e moradia, a CRH planeja abrir espaço para o comércio. O térreo dos edifícios residenciais serão preenchidos por lojas. Segundo Conti, a área total dedicada para esta parte do projeto é de 32 mil m². “É um shopping a céu aberto”, afirma. Em sua apresentação, comparou o espaço ao tamanho do Joinville Garten Shopping, que possui 36 mil m².
Apesar de ser um condomínio, o executivo destaca que os espaços de lazer serão abertos para toda a população joinvilense, nem mesmo muros serão construídos, afirma.
O executivo da CRH explica que a inspiração para o empreendimento de Joinville foi outro bairro inteligente, construído na região de Palhoça, pelo Grupo Pedra Branca, também investidora do Cidade das Águas.
Agora, o projeto também quer ser referência em urbanismo. “Tornar Joinville uma inspiração de como as cidades podem ser melhor”, afirma Conti.
O projeto está sendo amplamente discutido na Prefeitura de Joinville e está sendo bem visto, afirma o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud), Marcel Virmond Vieira, que também aproveitou para elogiar o empreendimento. Para ele, a preocupação com o lazer da população merece destaque, assim como o “ambiente urbano de qualidade.”
Todo o projeto vai contar com espaço de calçadas, ruas, parques, praças, lojas e residências. A primeira parte construída será a da direita na planta, onde hoje é localizado o Parque Hansen. A outra metade, é onde está a sede da CRH e Tigre, circulada em azul, e a fábrica.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: