Criação de mais conselhos tutelares em Joinville vira discussão na Câmara de Vereadores

Projeto de lei enviado aos vereadores é de autoria da Prefeitura do município

Criação de mais conselhos tutelares em Joinville vira discussão na Câmara de Vereadores

Projeto de lei enviado aos vereadores é de autoria da Prefeitura do município

Redação O Município Joinville

O Plenário da Câmara de Vereadores de Joinville recebeu formalmente nesta segunda-feira, 8, um projeto de lei de autoria da Prefeitura para a criação de mais dois conselhos tutelares em Joinville.

A cidade atualmente conta com três, mas caso o projeto de lei 75/2023 seja aprovado, o número pode chegar há cinco. O projeto vai tramitar em regime de urgência, conforme pedido do prefeito Adriano Silva (Novo). Desta forma, os vereadores devem tomar uma decisão sobre o projeto em até 30 dias.

O projeto de lei ainda vai receber a indicação das comissões que o vão analisar.

Resolução

Conforme a Resolução 170/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), municípios devem ter um conselho a cada 100 mil habitantes. Os três conselhos existentes até o momento ainda ficam aquém desse patamar.

Dados preliminares do Censo 2022 do IBGE, até o momento apontam, que Joinville pode até ter que se preparar para criar um sexto conselho, em razão dos 618 mil habitantes contabilizados.

Cada conselho tutelar é composto por cinco conselheiros, eleitos por voto popular em eleição que tem data unificada em todo o país. O mandato dos conselheiros é de quatro anos.

Atualmente são quinze conselheiros, e os três conselhos tutelares se dedicam a diferentes regiões da cidade. Os conselhos novos poderão resultar em uma nova redistribuição dos bairros entre os conselhos.

De acordo com a Câmara de Vereadores, os parlamentares vão discutir a proposta que, entre outras coisas, revê os atuais critérios para a candidatura. A proposta prevê a exigência de diploma em curso de ciências humanas e sociais, e acrescenta à lista a formação em saúde.

A revisão anterior da lei, que ocorreu em 2019, passou a cobrar apenas uma graduação em curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), sem restrição de área. Na época, os vereadores propuseram restrição a cursos de humanas, mas a emenda foi rejeitada. Até então se exigia apenas a formação em ciências humanas e sociais.

A cobrança pela ampliação no número de conselhos é antiga. Em 2015 já havia apelos pela ampliação da estrutura de conselhos para melhor atendimento às crianças e adolescentes que se encontram em situação de ameaça, violação ou desrespeito aos seus direitos básicos.

Denúncias

Caso o cidadão de Joinville conheça alguma situação de ameaça ou violação aos direitos de crianças, uma das formas de denunciar é procurar o Conselho Tutelar.

A sede dos três conselhos fica na rua Itajaí, 190, no Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto em feriados e pontos facultativos. Mas os conselheiros atendem de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30, exceto em feriados e pontos facultativos.

Porém, em fins de semana há um plantão de atendimento 24h em fins de semana. O contato do plantão é o telefone (47) 9 8904-6971. As unidades podem ser contatadas também nos telefones (47) 3455-1837, (47) 3433-3740 e (47) 3423-2760.

Há ainda os e-mails [email protected], [email protected] e [email protected].

Leia também:
1. Cepat divulga lista com quase 300 vagas de emprego em Joinville
2. Filho pede doações de sangue para pai internado em Joinville
3. Homem sofre traumatismo craniano após ser espancado próximo ao trilho do trem, em Joinville
4. Obra afeta trânsito em rua de bairro de Joinville; confira em qual e quando
5. Rita Lee, a rainha do rock brasileiro, morre aos 75 anos em São Paulo


Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo