+
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Criação do Corredor Litorâneo entre Joinville e Biguaçu será foco de bancada da Alesc

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Criação do Corredor Litorâneo entre Joinville e Biguaçu será foco de bancada da Alesc

Raul Sartori

Prioridade
A mobilidade urbana regional foi eleita como pauta prioritária da bancada do Vale do Itajaí, formada nesta semana, integrada por nove deputados estaduais. O foco será a obra do Corredor Litorâneo, que prevê uma rodovia paralela à BR-101 entre Joinville e Biguaçu, com o propósito de criar uma alternativa para o trânsito da região. Uma boa escolha, sem dúvida.

Avalanche
Apenas nos cinco primeiros meses deste ano, o Judiciário de SC recebeu 340.730 novos processos, uma média de 2.256 por dia ou 94 por hora. O assunto mais em voga foi alienação fiduciária (11.701), que se trata de transferência de posse de algum bem ao credor, como bancos, para garantir pagamento de dívida. Na sequência vêm ameaça (11.217), contratos bancários (9.790), indenização por dano moral (8.654) e cartão de crédito (7.655).

Espanto
O que mais causa estupor na decisão de ontem do Tribunal de Contas do Estado, de suspender pregão presencial lançado pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Cim-Amfri) para a compra de kits de robótica destinados a escolas da rede municipal de ensino, envolvendo R$ 56,5 milhões, é que em Itajaí, Ilhota e Penha os responsáveis pelas secretarias municipais de Educação desconheciam completamente a existência do edital e, sendo assim, não tinham como indicar a quantidades de kits a serem adquiridos. Em Ilhota, a Secretaria Municipal de Educação informou que não há estrutura para recebimento dos tais kits. Hum…

Imagem
A cada dia a imagem da família Bolsonaro vai sendo desconstruída. Ontem foi a vez do 04, o filho mais novo do ex-presidente, Jair Renan, de 25 anos, alvo de busca e apreensão pela polícia do Distrito Federal. Simultaneamente os agentes cumpriram também mandados em Balneário Camboriú, onde o rapaz trabalha no escritório do senador Jorge Seif (PL-SC). Tudo com o padrão PF: mídia avisada previamente.

Ambientalismo caviar
Mais uma decisão do ambientalismo caviar, aquele que vive encastelado em Brasília ditando ordens para o país, e desconhecendo realidades regionais. É o caso da suspensão de novas autorizações para caça e abate do javali, que é uma verdadeira praga em SC, destruindo plantações e provocando desequilíbrios diversos. Mas eles já existem em 15 Estados.

Máfia siciliana
O livro “Io sono Rita” (Eu sou Rita), da escritora e jornalista italiana Giovanna Cucè, será lançado em Criciúma, Florianópolis e Joinville, respectivamente, nos dias 28, 29 e 30. Apresentadora do principal telejornal da emissora de RAI, Giovanna veio ao Brasil à convite do Consulado Geral de Itália em Curitiba, dentro da programação do festival de cultura italiana Mia Cara.

Sede de poder
A ministra do Esporte, Ana Moser, não tem um voto sequer no Congresso e seu ministério tem um orçamento ridículo. Mesma assim será tomado pelo Republicanos, que fará dele uma vitrine para os projetos da igreja que tem ligação com o partido. Assim é a política, assim é a sede de poder.

Cidadã honorária
A próxima pessoa a receber a cidadania catarinense é Luciane Bisognin Ceretta. Gaúcha, tem atuado na área da saúde, nos últimos 30 anos, na região de Criciúma. Atualmente é reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

Quem controla?
Malu Gaspar, respeitada analista política de “O Globo”, faz a mesma pergunta de milhões de brasileiros que pensam um pouco acima dos demais: “O Supremo controla as instituições, mas quem fiscaliza o Supremo?”. É que nesta semana, longe dos olhos do público e da TV Justiça, em um julgamento simbólico, os “supremos” decidiram que juízes, incluindo eles próprios, não são obrigados a se declarar impedidos de julgar casos de clientes dos escritórios de advocacia de seus parentes, mesmo quando a causa é defendida por outro escritório. Bah!

Marco temporal
O marco temporal ainda não foi julgado pelo Supremo Tribunal Federal mas para a Policia Federal são favas contadas a favor dos indígenas. Tanto que instalou placas na região de Araçatuba e Praia de Fora, em Palhoça, proibindo o acesso às terras reivindicadas pelos chamados povos originais.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo