X
X

Buscar

Criada em Joinville há 30 anos, Associação do Corpo de Bombeiros Voluntários de SC recebe homenagem na Alesc

Evento comemorou os 30 anos de fundação da Abvesc

A Associação dos Bombeiros Voluntários do Estado de Santa Catarina (Abvesc) recebeu, na noite desta segunda-feira, 8, uma homenagem da Assembleia Legislativa (Alesc) pelos 30 anos de fundação.

Criada em Joinville em 9 de abril de 1994, a Abvesc tem como objetivos principais organizar o modelo de bombeiro voluntário utilizado em vários municípios catarinenses, além de auxiliar as corporações na aquisição de equipamentos, qualificação de pessoal e no desenvolvimento de projetos de responsabilidade social, como os Bombeiros Mirins e Aspirantes.

A sessão especial, realizada no Plenário Deputado Osni Régis, foi proposta pelo deputado Matheus Cadorin (Novo), que coordena a Frente Parlamentar em Apoio aos Bombeiros Voluntários.

30 anos de história

O fundador da Abvesc, José Henrique Carneiro de Loyola, foi representado na solenidade pela filha, Maria Loyola Rodrigues Alves. Ela lembrou que o pai, que atualmente tem 91 anos, sempre foi um apaixonado pelo associativismo e pelo voluntariado e, por isso, teve a ideia de criar a associação, quando era presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), no início dos anos 1990.

“Ele deixou um grande legado”, afirmou. “Ele não ficou restrito só a Joinville. Ele foi de cidade em cidade para dar palestras e apresentar esse modelo de voluntariado, passando de sete para 51 unidades de bombeiros voluntários. Eu me sinto muito honrada de representar meu pai neste momento”, pontuou.

Importância da Abvesc

Alfieri Nicolau Freiberger, que dirigiu a Abvesc entre 2013 e 2014, ocupou a tribuna para discursar em nome dos homenageados. Ele destacou que a vontade de ajudar o próximo em situações difíceis sempre existiu entre os catarinenses.

“O que faltava era a técnica, a organização, e a Abvesc veio prestar esse apoio”, afirmou. “Todos os anos treinamos pessoas que vão levar esses ensinamentos para sempre. É uma questão de cultura que precisamos trabalhar e batalhar para que ela seja disseminada por todo o Brasil.”

O deputado Matheus Cadorin foi diretor-executivo dos Bombeiros Voluntários de Joinville durante oito anos e lembrou do aprendizado adquirido junto à corporação. Ele se colocou como representante da associação na Assembleia e defendeu a destinação de recursos do Estado para os bombeiros.

“Temos trabalhado pelo reconhecimento do poder público a esse modelo. Temos tentado trazer uma situação de união em que as corporações precisam ver como complementares, não como adversárias”, disse o parlamentar.

Impacto dos bombeiros voluntários

Segundo o presidente da associação, Ivan Frederico Hudler, são 32 unidades que reúnem 5.083 pessoas pelo estado, 90% delas voluntárias. Só no ano passado, os bombeiros foram responsáveis pelo atendimento de 3,2 mil incêndios, além de mais de 80 mil atendimentos operacionais.

“Trabalhamos com o voluntariado, que tem essa capacidade de despertar empatia nas pessoas, principalmente nos momentos mais difíceis”, afirmou Hudler. “É um modelo que dá muito certo em vários países. No Brasil, o corporativismo atrapalha e não enxerga esse modelo como viável para muitos municípios.”

O dirigente pediu apoio da Assembleia para a destinação de recursos públicos para o financiamento das atividades dos voluntários. “São recursos para a vida, precisamos de bons equipamentos, de boa estrutura. Os bombeiros são voluntários, mas o pneu, o caminhão, a infraestrutura não são.”

Homenageados:

  • Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (Abvesc)
  • José Henrique Carneiro de Loyola, fundador da Abvesc
  • Abvesc – Regional Caçador
  • Abvesc – Regional Concórdia
  • Abvesc – Regional Ibirama
  • Abvesc – Regional Indaial
  • Abvesc – Regional Jaraguá do Sul
  • Abvesc – Regional Joinville
  • Ivan Frederico Hudler, presidente da Abvesc
  • Lauro Salvador, ex-presidente da Abvesc (in memoriam)
  • Ney Osvaldo Silva Filho, ex-presidente
  • Ademir Orsi, ex-presidente
  • Fernando Jost, ex-presidente
  • Olavo José Correia Gamper, ex-presidente (in memoriam)
  • Alfieri Nicolau Freiberger, ex-presidente
  • Moacir Thomazi, ex-presidente
  • Projeto Bombeiro Mirim de São Francisco do Sul
  • Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú.

Leia também:
1. Coruja rara em SC é registrada durante evento de observações de aves em Joinville
2. Contrato milionário para construção da Ponte Joinville é assinado; saiba os detalhes
3. Inscrições para concurso público de Joinville encerram nesta quinta-feira
4. Com 18 meses de calendário garantido, JEC projeta orçamento milionário; saiba valor
5. Dois jovens morrem em silo de grãos em Monte Castelo


Assista agora mesmo!

Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense: