X
X

Buscar

Crianças e familiares criam maquetes para contar história dos 50 anos da Educação Infantil em Joinville

Maquetes estão expostas nas unidades até sexta-feira

Os Centros de Educação Infantil (CEI) da rede municipal de ensino prepararam uma exposição especial para a comunidade em celebração aos 50 anos da Educação Infantil em Joinville, comemorados em 2024. Até sexta-feira, 15, as unidades estarão abertas para visitação às maquetes construídas para homenagear a história de cada CEI.

Todos os CEIs municipais confeccionaram maquetes representativas da estrutura e arquitetura de cada unidade. Em alguns casos, há miniaturas que mostram o “antes e depois” ou ainda réplicas que revelam a evolução ao longo das décadas.

As maquetes foram montadas pelas crianças e familiares, em parceria com as equipes das unidades. Para a gerente de Educação Infantil da Secretaria de Educação, Julcimara Trentini, a ideia da atividade foi fortalecer ainda mais o sentimento de pertencimento da comunidade em relação aos CEI municipais.

“É muito importante que as famílias estejam presentes nos nossos CEI, participando do desenvolvimento das crianças e se sentindo parte dessa história, que teve desde o início pessoas engajadas em fazer da educação infantil de Joinville uma referência para todo o Brasil”, complementa.

A exposição foi aberta nesta segunda-feira, 11, para toda a comunidade, que pode visitar os trabalhos nos horários de funcionamento de cada CEI.

Confira fotos:

Prefeitura de Joinville/Divulgação
Prefeitura de Joinville/Divulgação
Prefeitura de Joinville/Divulgação
Prefeitura de Joinville/Divulgação

CEI mais antigo de Joinville

O CEI Ivan Rodrigues é o mais antigo de Joinville e continua em atividade como unidade da rede municipal de ensino, atendendo mais de 100 crianças no bairro Iririú. Para a exposição de maquetes, a equipe decidiu confeccionar seis miniaturas que contam a história por décadas, desde os anos 70.

Segundo a diretora Andréa Bussmann, a construção das maquetes começou em novembro do ano passado e foi concluída após dois encontros com as famílias e crianças. As estruturas foram inspiradas nas fotos antigas da unidade e confeccionadas com materiais recicláveis.

“Houve uma introdução pedagógica dos professores com as crianças em sala de aula sobre a história do CEI para depois construirmos as maquetes. Foi algo muito significativo para essas famílias porque criou o envolvimento da comunidade e um sentimento de pertencimento”, conta a gestora.

Ao longo da semana, a unidade também realiza reuniões com as famílias para apresentar o processo pedagógico previsto para o ano. Os encontros são finalizados com uma celebração em que os participantes cantam “parabéns” para o CEI, com direito a vela, balões e partilha de frutas.

Seminário recorda história da Educação Infantil

Nesta quarta-feira, 13, as comemorações continuam com um seminário que reunirá nomes importantes da Educação Infantil de Joinville para recordar os diferentes momentos que construíram essa história ao longo das últimas décadas.

Em uma mesa redonda, os profissionais vão relembrar e destacar marcos importantes na constituição da Educação Infantil desde a década de 1970, quando foram construídos os primeiros CEI públicos da cidade, na época ainda denominados como Centros de Educação e Recreação Infantil (CERI).

A programação comemorativa aos 50 anos da Educação Infantil em Joinville começou no último fim de semana, com o Desfile de aniversário da cidade, em que um pelotão formado por crianças de diferentes CEI municipais fez uma homenagem às décadas de história.

Leia também:
1. Mulher flagra companheiro estuprando a filha de 12 anos em Navegantes
2. Fábrica de empresa em Joinville passa a utilizar 100% de energia limpa
3. Concurso público em Joinville: confira cargos, salários e como se inscrever
4. VÍDEO – Mulher é indiciada após jogar próprio cão de cima de ponte em Joinville
5. Obra pode afetar abastecimento de água em bairro de Joinville nesta quarta-feira; veja em qual


Assista agora mesmo!

“Lugar muito bom”: como paixão fez argentina conhecer Joinville e construir uma vida na cidade: