Curta-metragem produzido em Joinville sobre transtornos mentais estreia nesta sexta-feira
“Além de Pablo” apresenta protagonista com múltiplas personalidades
O curta-metragem “Além de Pablo”, produzido em Joinville, busca representar aqueles que sofrem de algum tipo de transtorno mental e aborda a presença cada vez maior desses transtornos na sociedade. O filme estreia nesta sexta-feira, 25, em duas sessões gratuitas, no Sesc Joinville, às 20h e 20h45.
História de Pablo
“Além de Pablo” é uma ficção, mas é inspirado em pessoas que vivem essa realidade. Com aproximadamente 20 minutos, o filme narra a história de um homem de 42 anos, afastado da família e da sociedade, que procura uma psiquiatra para começar um tratamento.
Mas durante a sessão, sua saúde mental abalada começa a distorcer a realidade e gera conflitos entre os dois personagens criados por na mente dele. Pablo é um personagem que sofre de Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI), ou seja, ele apresenta ao mundo diferentes versões de si mesmo sem o controle natural de um alter ego.
O TDI é apenas um exemplo de transtornos mentais, um tema que “Além de Pablo” busca desmistificar e, assim, ajudar a diminuir o preconceito em relação a ele.
“A palavra psicofobia é fruto de um contexto em que as pessoas são diagnosticadas e têm vergonha de se tratar. Foi preciso classificar o preconceito que essas pessoas sofrem, na mesma linha da homofobia e xenofobia. A ideia é ser uma obra audiovisual de conscientização a respeito dos transtornos mentais e a sua presença, cada vez maior, na nossa sociedade contemporânea”, explica Ebner Gonçalves, cineasta e roteirista do curta.
No elenco estão Gedson Castro, Elina de Souza, Claudiane Carvalho, Robson Rodrigues, Fernanda Moreira, Fabiola Bernardes e Bernardo Azevedo. A produção é da Ocotea Filmes. O projeto de “Além de Pablo” foi selecionado no mecenato do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec).
Sobre o diretor
Ebner Gonçalves é diretor e produtor de conteúdo audiovisual há mais de 15 anos, tendo construído uma trajetória respeitável e um portfólio extenso. Entre os documentários com enfoques humanos e históricos estão “Memórias Invisíveis” (2021), “1951” (2010), “Nossos Compositores Pioneiros” (2011) e “Retratos de uma Juventude” (2012). No campo dos curtas de ficção, Ebner dirigiu “A Noiva de Tarantino” (2013) e “Receita de Amor” (2019). Fez o making of de “O Rio e Eu” (2010) e a direção de fotografia de “Sábado que Vem” (2009).
Como fotógrafo, além de ter atuado no jornalismo, participou de exposições em projetos internacionais.
Leia também:
1. Quatro pessoas são detidas suspeitas pelo esfaqueamento de homem no Jardim Paraíso, em Joinville
2. VÍDEO – Conheça Renan Bell, joinvilense que está no The Voice Brasil
3. Campanha contra assédio feminino em bares e restaurantes é lançada em Joinville
4. Polícia prende suspeito de matar professora a poucos metros de creche em SC
5. Copa do Mundo: lesionados, Neymar e Danilo estão fora da fase de grupos
– Assista agora:
Confira dicas para decorar sua árvore de Natal e fazer laços decorativos