Alvim Photographer/Festival de Dança de Joinville

A Companhia de Dança e Pesquisa Fernando Lima conquistou três premiações na sétima noite competitiva do Festival de Dança de Joinville 2024. O grupo de Joinville apresentou coreografias criadas pelo bailarino Fernando Lima, de 41 anos, que tem a trajetória profissional diretamente ligada ao evento.

A equipe conquistou duas colocações em primeiro lugar e uma em terceiro lugar, e foi ovacionada pela plateia. Com a vitória em Jazz, o grupo tornou-se bicampeão na categoria conjunto sênior.

Jazz “Into the LED”, executado por 21 bailarinos da categoria sênior (acima de 16 anos), conquistou o primeiro lugar, com média geral de 9,93.  | Foto: Alvim Photographer/Festival de Dança de Joinville

Carreira influenciada pelo festival

Fernando é natural de Joinville e sua decisão de dedicar a vida à dança foi influenciada pelo Festival de Dança. Ele era criança quando acompanhou o pai, que era fotógrafo e fazia cobertura das Noites Competitivas para o jornal, em uma Noite Competitiva, e se apaixonou pelos movimentos que assistiu no palco, sem nem mesmo saber, na época, que o que aqueles bailarinos dançavam era jazz. 

Na adolescência começou a fazer aulas de dança e aos 14 anos se tornou um dos bailarinos que encantava a plateia do Festival de Dança de Joinville. Aos 16, já assinava sua primeira coreografia no evento. 

Coreografias premiadas

Na noite desta terça-feira, 23, suas obras não só encantaram os espectadores como foram avaliadas com notas altas pela banca de jurados. O jazz “Into the LED”, executado por 21 bailarinos da categoria sênior (acima de 16 anos), conquistou o primeiro lugar, com média geral de 9,93. 

Este é o segundo ano consecutivo que o grupo fica com o primeiro lugar neste gênero. Em 2023, foram escolhidos como a melhor coreografia de Jazz na categoria conjunto sênior por “Cela”, também de autoria de Fernando. Foi a primeira vez que um joinvilense chegou ao primeiro lugar do Jazz Sênior em 40 anos de Festival de Dança de Joinville. 

Continua após o anúncio

Fernando diz que é uma honra ter premiações consecutivas e que se sente feliz por reverberar o que aprendeu desde cedo com os mestres que teve. “Foram eles que colocaram essa sementinha e tiveram tanto cuidado na minha formação, para que eu possa trazer um pouco do que eles ensinaram. Acho que a gente tem responsabilidade por esse encantamento, e precisamos ser muito sensíveis ao outro, para que a gente possa dialogar com a plateia, mesmo aqueles que não conhecem a dança de forma aprofundada”, afirma.

O bailarino Mijael Abohav, de 18 anos, ficou com o primeiro lugar do solo masculino Sênior de Dança Contemporânea por “Em um Céu de Algodão Doce”, criação coreográfica de Fernando.

Bailarino Mijael Abohav durante apresentação no Festival de Dança de Joinville | Foto: Alvim Photographer/Festival de Dança de Joinville

A coreografia “Guia”, que ficou com o terceiro lugar entre os Duos de Dança Contemporânea Sênior, com os bailarinos Paulo Zanchin e Bruno Corrêa, também leva a assinatura do coreógrafo joinvilense.

Bailarinos Paulo Zanchin e Bruno Corrêa | Foto: Alvim Photographer/Festival de Dança de Joinville

Mostra competitiva 

A Mostra Competitiva do 41º Festival de Dança de Joinville ocorre até esta quinta-feira. 25. Nesta sexta-feira, 26, ocorre a Noite dos Campeões Júnior, quando os contemplados em primeiro lugar na categoria (bailarinos de 13 a 15 anos) se reapresentam no palco principal do Centreventos Cau Hansen. Neste sábado, 27, acontece a Noite dos Campeões Sênior, quando os primeiros lugares entre os bailarinos com mais de 16 anos voltam ao “palcão”. 


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: