X
X

Buscar

Dados mostram redução de ocupações irregulares em Joinville, mesmo com aumento populacional

Segundo prefeitura, queda foi de 56% em 12 anos

Enquanto a população de Joinville saltou de 515 mil para 616 mil habitantes entre 2010 e 2022, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as ocupações irregulares na cidade seguiram trajetória oposta, com redução de 56% dos aglomerados subnormais no período.

Os dados foram apresentados nesta terça-feira, 7, pela Secretaria de Habitação durante audiência pública da Comissão de Proteção Civil, que debateu a relação entre crescimento populacional e criminalidade.

Na reunião, a secretária de Habitação, Tereza Couto, destacou que o número de áreas irregulares caiu de dez para sete no período de 12 anos, atribuindo o resultado às políticas de regularização fundiária adotadas em Joinville e de investimentos em programas habitacionais. “Estamos em um caminho contrário da expansão”, afirmou, contrastando à realidade joinvilense com os índices estaduais e nacional.

O debate havia sido proposto pelo vereador Mateus Batista (União), que relacionou problemas de segurança pública ao que classificou como “urbanização fracassada” em outras regiões, especialmente Rio de Janeiro e São Paulo.

Secretária Tereza Couto em audiência | Foto: Mauro Schlieck/CVJ

Os representantes das secretarias de Proteção Civil e Meio Ambiente detalharam ações de monitoramento e fiscalização, incluindo o recebimento de 80 a 90 denúncias mensais de ocupações irregulares. Vereadores presentes concordaram sobre os riscos de grandes conjuntos habitacionais em áreas afastadas, defendendo empreendimentos de menor porte em regiões com melhor acesso a serviços públicos como estratégia para evitar a formação de novas áreas de vulnerabilidade social.

Os vereadores Diego Machado (PSD) e Neto Petters (Novo) concordaram sobre os riscos de grandes conjuntos habitacionais em áreas afastadas, defendendo empreendimentos de menor porte em regiões centrais.

Machado citou a transformação do Canela, em Pirabeiraba, como exemplo de como a presença do poder público pode reverter quadros de criminalidade através de regularização fundiária, pavimentação e equipamentos sociais.

Leia também:

1. 85ª Festa das Flores de Joinville acontece em novembro; veja programação
2. VÍDEO – Cerca de 60 bois e vacas são resgatados de maus-tratos em Joinville
3. Ressaca danifica trecho do novo calçadão da Orla da Enseada, em São Francisco do Sul
4. Serra Dona Francisca, em Joinville, terá trânsito bloqueado para obras nesta semana
5. Tupy alerta sobre golpe envolvendo falsos processos seletivos


Assista agora mesmo!

Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt: