X
X

Buscar

De frango e suíno: conheça tipos de torresmo disponíveis em festival, em Joinville

Torresmofest possui vários tipos de torresmo e recebe o público na Expoville até domingo

Maior festival de torresmo do Brasil, o Torresmofest iniciou nesta quinta-feira, 16, no Centro de Convenções e Exposições Expoville, em Joinville. O evento acontece até este domingo, 19, das 12h às 22h, e é marcado pela gastronomia com carne suína, chope artesanal e música ao vivo.

De acordo com Valternei Schultz, produtor do Torresmofest, a expectativa é de receber mais de 20 mil pessoas e que o primeiro dia teve um público muito bom, mesmo sendo um dia de semana.

“O público já veio e a nossa expectativa é a melhor possível. Geralmente a expectativa de público é superada. Então esperamos um grande número de pessoas até domingo”, projeta.

Cardápio

No cardápio, o público pode desfrutar de pratos como joelho, leitão à pururuca, torresmo de rolo, recheado e mineiro, costela suína, pernil e pancetta.

Mas, o principal, como carrega o nome do festival, é o torresmo. “São mais de dez expositores especializados em torresmo de vários tipos. O suíno de rolo, suíno picado. Alguns com temperos diferentes. Temos também o torresmo de frango, que é um diferencial do nosso festival”, destaca Schultz.

E quem experimentou o torresmo de frango e visitou o evento foi Meyre Tosetto, ao lado da filha Priscila Tosetto. “Achei o preço um pouco alto, mas gostei muito do torresmo. É uma comida que todo mundo gosta”, diz Meyre.

Meyre Tosetto e a filha no torresmofest. | Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville
Torresmo de frango é armazenado em uma estufa durante o Torresmofest. | Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

“Achei legal ter o evento em si. Pessoal curte e deveria ter mais. É diferente do que já tem aqui”, completa Priscila.

Já quem experimentou o torresmo de carne suína e o baião de dois como complemento foi Julinda Soares, que é de Guaramirim. “Vim para Joinville especificamente para conhecer o Torresmofest e, obviamente, pelo torresmo”, conta. “É um evento ótimo para sair da rotina”, complementa.

Julinda e família no torresmofest de Joinville. | Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville
Torresmo suíno e baião de dois. | Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

Para Sandra Lima, proprietária do Leitão de Gravata, onde Julinda comprou o torresmo, o festival sempre foi o “carro chefe” do seu negócio.

“Nosso foco era exclusivamente em eventos. Com a pandemia, tivemos que montar pontos fixos em São Paulo (SP), que é de onde sou. Com a volta dos festivais, mantemos os dois formatos”.

Sandra tem boa expectativa para os próximos dias do Torresmofest em Joinville. “Ontem (quinta-feira) encheu bastante. Foi um dia maravilhoso. Então isso nos dá um ânimo para o fim de semana”, finaliza.

Estrutura

O produtor conta que a equipe do festival chegou para montar toda a estrutura nesta terça-feira, 14. A montagem foi finalizada nesta quarta-feira, 15. Ao todo, são mais de 25 expositores específico para venda de torresmo, entre food trucks e barracas, que também oferecem outros tipos de gastronomia, como hambúrgueres.

Diferente do que aconteceu no último festival, que aconteceu em Curitiba e teve problemas com espaços e filas, Schultz diz que o espaço da Expoville é maior. Com isso, acredita que estes problemas são minimizados.

Parte da estrutura externa do festival. | Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville
Espaço interno da Expoville também conta com espaço infantil durante o Torresmofest. | Foto: Bernardo Gonçalves/O Município Joinville

“Nosso problema lá foi de demanda e não de atendimento. Tinha muitas pessoas e o espaço ficou pequeno com toda a demanda. Já aqui na Expoville, só no salão (parte interna), cabem 550 jogos de mesa. Então temos uma melhor agilidade e logística. Sim, devemos ter fila, mas uma fila de no máximo 15 minutos”, explica.

Programação musical

Além das opções de gastronomia e bebida, o público joinvilense poderá acompanhar a programação musical do festival.

O Torresmofest tem entrada gratuita, mas para a utilização do estacionamento do local é cobrado uma taxa de R$ 15.

Confira a programação musical:

Sexta-feira, 17

  • 20h: Bohemi Rock (Cover Queen)

Sábado, 18

  • 17h: Banda inúteis (Classic Rock)
  • 20h: Cólica Renal (cover Mamonas)

Domingo, 19

  • 17h: Rádio BR (Rock Nacional)

– Assista agora:
Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt