Decreto regulamenta indenização das vítimas de queda de calçada em Joinville; entenda

Acidente aconteceu durante evento de Natal em 22 de novembro do ano passado

Decreto regulamenta indenização das vítimas de queda de calçada em Joinville; entenda

Acidente aconteceu durante evento de Natal em 22 de novembro do ano passado

Fernanda Silva

A Prefeitura de Joinville publicou no Diário Oficial do município nesta quinta-feira, 20, decreto que define como será realizada a indenização às vítimas de queda de calçada. O acidente ocorreu no dia 22 de novembro do ano passado, durante evento de Natal promovido pelo município.

Segundo o decreto 45.424, uma Comissão de Acompanhamento e Indenização será responsável pelo recebimento, avaliação, tramitação e emissão de parecer técnico sobre os pedidos de ressarcimento de prejuízos formulados pelos atingidos.

Inicialmente, segundo a Secretaria de Comunicação, será realizado um chamamento público para reunir as vítimas do acidente. A prefeitura conseguiu identificar todas as vítimas que buscaram atendimento nas redes hospitalares, mas o edital será aberto para contemplar possíveis atingidos que não tenham sido identificados. Nenhuma data prevista para a publicação foi divulgada.

É neste edital de chamamento que irão constar os prazos, procedimentos e os valores aptos à formalização do acordo extrajudicial para ressarcimento dos atingidos.

O pagamento da indenização será realizado no prazo de até dez dias após a homologação judicial dos termos subscritos, na forma dos critérios estabelecidos no Edital de Chamamento respectivo.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Segundo o decreto assinado pelo prefeito Adriano Silva, Comissão de Acompanhamento e Indenização deverá ser presidida pelo Procurador-Geral do Município, ou por servidor por ele designado, e composta por representantes de outras secretárias.

De acordo com o decreto, já foram definidos os nomes, sendo eles Felipe Cidral Sestrem (presidente), Carolina Rodrigues Miranda (representante da Secretaria da Saúde), Caio Luciano Berndt (Secretaria de Cultura e Turismo), Robison Negri (Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública), Aurélio Flenik (Secretaria de Infraestrutura Urbana) e Samara Perfeito Nunes (Secretaria da Fazenda).

Investigação policial

Lucas Koehler/O Município Joinville

Após laudo pericial e oitivas de vítimas, prefeitura, construtora e demais envolvidos nas obras locais, a investigação policial foi finalizada, mas sem ter indiciado algum responsável.

Segundo perícia, a rotação de uma viga foi o que causou a queda da calçada, que prejudicou a estrutura que estava sobre ela, ou seja, a calçada, explica o delegado Fábio Baja.

Segundo Fábio, a viga foi construída na década de 1970. Nos últimos anos, outras obras também foram realizadas no local, como a de macrodrenagem do Rio Mathias e a manutenção da antiga calçada.

Por conta da quantidade de obras e manutenções realizadas no local, não foi possível apontar quais das intervenções pode ter causado a rotação da viga e, consequente, o responsável pelo problema estrutural.

O inquérito seguiu ao Fórum sem um indiciamento e, agora, a Polícia Civil aguarda o pronunciamento do Ministério Público.

CPI na Câmara

Além da investigação policial, a Câmara de Vereadores de Joinville também deve investigar as causas do acidente através de uma comissão especial. O objetivo é “examinar e opinar sobre as irregularidades e responsabilidades” do desabamento da calçada.

Com o retorno do legislativo após recesso, nesta segunda-feira, 17, foram definidos os nomes que irão dar seguimento aos trabalhos da comissão, sendo eles Alisson Júnior (Novo), Wilian Tonezi (Patriotas), Kiko do Restaurante (PSD), Lucas Souza (PDT) e Claudio Aragão (MDB).

Saiba mais: 
– VÍDEO: veja momento em que calçada desaba durante abertura do Natal Cultural de Joinville
– Laudo aponta que viga causou queda de calçada durante evento de Natal em Joinville
– Vereadores criam comissão para analisar possíveis responsáveis por queda de calçada em Joinville
– Prefeito de Joinville diz que evento de Natal continuou para evitar pânico e novos acidentes

– Prefeito e vice de Joinville fazem visitas às vítimas de queda de calçada
– Após queda de calçada, empreiteira que trabalhou em obras do rio Mathias se manifesta
– Joinville vira um dos assuntos mais comentados do Twitter após queda de calçada


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo