X
X

Buscar

Decreto regulamenta indenização das vítimas de queda de calçada em Joinville; entenda

Acidente aconteceu durante evento de Natal em 22 de novembro do ano passado

A Prefeitura de Joinville publicou no Diário Oficial do município nesta quinta-feira, 20, decreto que define como será realizada a indenização às vítimas de queda de calçada. O acidente ocorreu no dia 22 de novembro do ano passado, durante evento de Natal promovido pelo município.

Segundo o decreto 45.424, uma Comissão de Acompanhamento e Indenização será responsável pelo recebimento, avaliação, tramitação e emissão de parecer técnico sobre os pedidos de ressarcimento de prejuízos formulados pelos atingidos.

Inicialmente, segundo a Secretaria de Comunicação, será realizado um chamamento público para reunir as vítimas do acidente. A prefeitura conseguiu identificar todas as vítimas que buscaram atendimento nas redes hospitalares, mas o edital será aberto para contemplar possíveis atingidos que não tenham sido identificados. Nenhuma data prevista para a publicação foi divulgada.

É neste edital de chamamento que irão constar os prazos, procedimentos e os valores aptos à formalização do acordo extrajudicial para ressarcimento dos atingidos.

O pagamento da indenização será realizado no prazo de até dez dias após a homologação judicial dos termos subscritos, na forma dos critérios estabelecidos no Edital de Chamamento respectivo.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

Segundo o decreto assinado pelo prefeito Adriano Silva, Comissão de Acompanhamento e Indenização deverá ser presidida pelo Procurador-Geral do Município, ou por servidor por ele designado, e composta por representantes de outras secretárias.

De acordo com o decreto, já foram definidos os nomes, sendo eles Felipe Cidral Sestrem (presidente), Carolina Rodrigues Miranda (representante da Secretaria da Saúde), Caio Luciano Berndt (Secretaria de Cultura e Turismo), Robison Negri (Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública), Aurélio Flenik (Secretaria de Infraestrutura Urbana) e Samara Perfeito Nunes (Secretaria da Fazenda).

Investigação policial

Lucas Koehler/O Município Joinville

Após laudo pericial e oitivas de vítimas, prefeitura, construtora e demais envolvidos nas obras locais, a investigação policial foi finalizada, mas sem ter indiciado algum responsável.

Segundo perícia, a rotação de uma viga foi o que causou a queda da calçada, que prejudicou a estrutura que estava sobre ela, ou seja, a calçada, explica o delegado Fábio Baja.

Segundo Fábio, a viga foi construída na década de 1970. Nos últimos anos, outras obras também foram realizadas no local, como a de macrodrenagem do Rio Mathias e a manutenção da antiga calçada.

Por conta da quantidade de obras e manutenções realizadas no local, não foi possível apontar quais das intervenções pode ter causado a rotação da viga e, consequente, o responsável pelo problema estrutural.

O inquérito seguiu ao Fórum sem um indiciamento e, agora, a Polícia Civil aguarda o pronunciamento do Ministério Público.

CPI na Câmara

Além da investigação policial, a Câmara de Vereadores de Joinville também deve investigar as causas do acidente através de uma comissão especial. O objetivo é “examinar e opinar sobre as irregularidades e responsabilidades” do desabamento da calçada.

Com o retorno do legislativo após recesso, nesta segunda-feira, 17, foram definidos os nomes que irão dar seguimento aos trabalhos da comissão, sendo eles Alisson Júnior (Novo), Wilian Tonezi (Patriotas), Kiko do Restaurante (PSD), Lucas Souza (PDT) e Claudio Aragão (MDB).

Saiba mais:
VÍDEO: veja momento em que calçada desaba durante abertura do Natal Cultural de Joinville
Laudo aponta que viga causou queda de calçada durante evento de Natal em Joinville
Vereadores criam comissão para analisar possíveis responsáveis por queda de calçada em Joinville
Prefeito de Joinville diz que evento de Natal continuou para evitar pânico e novos acidentes

Prefeito e vice de Joinville fazem visitas às vítimas de queda de calçada
Após queda de calçada, empreiteira que trabalhou em obras do rio Mathias se manifesta
Joinville vira um dos assuntos mais comentados do Twitter após queda de calçada


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube