Defesa Civil alerta para tempestade com ventos fortes e raios; confira recomendações
Aviso meteorológico é para entre a tarde e noite desta segunda-feira
A Defesa Civil de alerta para a possibilidade de tempestade com ventos fortes e raios entre a tarde e noite dessa segunda-feira, 13. Segundo o aviso meteorológico, a situação ocorre devido a atuação de uma área de baixa pressão, que deixa o tempo instável em Santa Catarina, com temporais nas regiões em amarelo e laranja no mapa (abaixo).
Conforme o alerta da Defesa Civil Estadual, há um risco maior de tempestades associadas à chuva intensa com descargas elétricas, rajadas de vento e eventual queda de granizo nas áreas indicadas com a cor laranja (atenção), onde está localizado Joinville.
Devido a condição de precipitação forte em um curto intervalo, não se descarta a ocorrência de alagamentos e deslizamentos pontuais.
Recomendações
Tempestade
Para os casos de tempestade, a recomendação é que os cidadãos se protejam em local abrigado, longe de placas, árvores, postes de energia e de objetos que podem ser arremessados.
Se não encontrar um abrigo, a orientação é agachar-se com os pés juntos, a cabeça encostada no peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo as orelhas ou apoiadas nos joelhos. Se estiver na praia, jamais se deve ficar na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, é importante que sejam desligados os aparelhos eletrônicos e que não se utilize o telefone. Também é recomendado ficar longe das janelas.
Nos casos de alagamento é importante evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Também evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e ter cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.
Para o frio
Deve-se ter atenção com a população mais vulnerável (idosos, crianças, enfermos e moradores em situação de rua), os animais domésticos devem ser abrigados nas noites mais frias. É importante se agasalhar bem e beber bastante água. Se possível evite locais fechados ou com aglomeração de pessoas e mantenha sempre a higienização das mãos.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199.