Defesa Civil alerta para temporal e onda de calor na região de Joinville neste Natal
Combinação de calor, umidade e circulação de ventos favorece temporais com chuva intensa
Combinação de calor, umidade e circulação de ventos favorece temporais com chuva intensa
A Defesa Civil ampliou, na manhã desta quarta-feira, 24, o alerta laranja de “perigo” para chuvas intensas em Joinville e região até quinta-feira, 25, dia do Natal. Ao mesmo tempo, o estado passa por uma onda de calor que pode se estender por toda a semana.
As áreas em laranja no mapa da Defesa Civil indicam risco alto para alagamentos e enxurradas. Nas áreas em amarelo, o risco é moderado. Em todo o estado, há possibilidade de destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de árvores.

Durante a tarde, a combinação de calor, umidade e circulação de ventos favorece temporais com chuva intensa, raios, rajadas de vento e granizo, principalmente no Grande Oeste, divisa com o Rio Grande do Sul e Litoral. À noite, as instabilidades diminuem e o tempo firme predomina pela manhã.
Ainda segundo o órgão, a massa de ar quente mantém temperaturas acima dos 30°C em todas as regiões até sábado, 27. No Litoral Norte e no Vale do Itajaí, os termômetros podem chegar a 35°C e 38°C.
O risco é alto para desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.

A orientação é que, em caso de chuva volumosa, a população evite trafegar por áreas alagadas, principalmente em pontes submersas e pontilhões. É preciso evitar o contato com as águas e deve-se ter cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões. Outra orientação é ficar atento ao risco de ser atingido por objetos, como placas e árvores que podem ser arremessados com a força do vento. Por isso, em caso de temporal, deve-se sempre buscar um local seguro para se abrigar.
Para receber os alertas em tempo real, basta enviar o número do CEP da sua residência por mensagem de texto (SMS) para o número 40199. O serviço é gratuito e operado pela Defesa Civil estadual.
Situações de emergência podem ser comunicadas para a Defesa Civil pelo número 199 e aos Bombeiros Voluntários no 193.