Defesa Civil de Joinville eleva nível de alerta para estágio amarelo por causa de ciclone extratropical
Tempo fica instável em todo o estado
Tempo fica instável em todo o estado
A Defesa Civil de Joinville elevou para o estágio amarelo o Plano de Contingência (Plancon) devido à previsão de chuva intensa e ventos fortes provocados pela atuação de um ciclone extratropical em Santa Catarina. O nível indica que as equipes estão em estado de prontidão para atender possíveis ocorrências.
De acordo com o monitoramento da Defesa Civil estadual, o tempo fica instável em todo o estado. Em Joinville, o alerta começa a valer na madrugada desta terça-feira, 9, quando a instabilidade ganha força e pode provocar chuva persistente e intensa em curto período.
O risco é considerado alto ao longo de toda a terça-feira, principalmente para alagamentos pontuais, favorecidos pela influência da maré. Segundo a Defesa Civil, os picos previstos são de 1,9 metro às 7h, 1,6 metro às 14h e 1,4 metro por volta das 19h.
Na quarta-feira, 10, com o afastamento do ciclone para o mar, a instabilidade diminui e os temporais devem ocorrer de forma mais isolada. Ainda assim, o vento deve se intensificar em grande parte do estado, com rajadas acima de 40 km/h e possibilidade de momentos com força ainda maior.
A orientação é que moradores cadastrem o CEP por SMS no número 40199 para receber alertas em tempo real. O serviço é gratuito e fornecido pela Defesa Civil estadual.
Em caso de chuva forte e alagamentos, a recomendação da Defesa Civil de Joinville é que a população procure um local seguro para se abrigar e não transite em pontes submersas ou áreas alagadas.
Se houver registro de ventos fortes, o indicado é ficar longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados. O órgão também pede que todos acompanhem as atualizações pelos canais oficiais da Defesa Civil e permaneçam atentos para agir rapidamente.
Qualquer emergência, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199, ou então, o Corpo de Bombeiros, no 193.
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: