Defesa Civil de Joinville mantém alerta para ventania neste sábado
Rajadas podem variar entre 70 e 90 km/h durante a tarde
Rajadas podem variar entre 70 e 90 km/h durante a tarde
A Defesa Civil de Joinville mantém o estado de mobilização com o Plano de Contingência (Plancon) em nível Amarelo. No decorrer da tarde deste sábado, 8, a previsão indica que a força do vento pode se intensificar, variando entre 30 e 40 km/h, mas com rajadas entre 70 e 90 km/h.
Por esse motivo, a Defesa Civil reforça a orientação para o risco de destelhamentos, danos a rede elétrica, quedas de galhos e árvores e risco de objetos serem arremessados com a força do vento.
Não se recomenda estacionar ou permanecer próximo a árvores, postes, placas e estruturas instáveis. Outra orientação é recolher ou fixar bem objetos soltos em áreas externas e evitar navegação e atividades marítimas até a normalização do mar, que está agitado.
Essa agitação marítima também favorece a maré alta. Então quem vive em áreas que recebem influência de maré deve permanecer atento. Os picos estão previstos para este sábado, às 16h30, com 1,70m e para o domingo, 9, às 5h com 2m e 17h20 com 1,6m.
A previsão é que esses alertas se mantenham pelo menos até a noite deste sábado, quando as condições climáticas devem começar a melhorar, com a diminuição do vento e afastamento do sistema.
Nas últimas 24h, o acumulado de chuva foi de 25mm e não há previsão de grandes volumes para as próximas horas.
A Defesa Civil de Joinville pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários pelo 193, em caso de ocorrências.
Além da subida ao Mirante, como medida preventiva, por orientação da Defesa Civil, o Parque Zoobotânico também estará fechado ao longo deste sábado.
A medida ficará em vigor até que encerre o alerta que indica risco de vento forte.
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: